RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL | Para isso, informe seu e-mail digitando-o no campo abaixo e em seguida clique em SUBMIT.
PARA VISUALIZAR AS FOTOS EM TAMANHO ORIGINAL,
CLIQUE SOBRE NELAS !!!

quinta-feira, 24 de julho de 2014

O avião da Praça da Saudade

O avião da Praça da Saudade

Por muitos anos, a atração principal da Praça da Saudade, era um avião da “Cruzeiro”. Sim sim... era um avião de verdade, um DC-3.
De qualquer das esquinas podíamos ver a imponência, lá estava ele como que pronto para decolar.
O avião esteve aberto para a visitação interna por um tempo.
Eu mesmo entrei nele, e o que via-se dentro, era apenas um avião “oco”, sem as poltronas. Na cabine do piloto é que haviam as duas poltronas e o painel de controles. A diversão era sentar nestas poltronas e fingir que éramos os piloto e co-piloto, mesmo assim, este prazer era para poucos, pois, conseguir pegar as poltronas vazias era difícil. Se não dava pra ser piloto, tinha que me contentar, como as outras crianças, em apenas ficar correndo dentro do avião, pra lá e pra cá.
Depois ele foi fechado para visitação. Nosso hobby então era escalar trem de pouso; alguns domingos tínhamos a sorte da escada lateral estar lá, aí podíamos subir nas asas. Alguns, mais afoitos, subiam na crista da cabine ficavam sentado, se equilibrando em cima.
Entre o carro de pipocas e o playground, lá estávamos subindo no DC-3.
Na surdina, sem notícias ou estardalhaços, o avião foi retirado de lá em 1984, vendido para uma empresa de taxi aéreo para a retirada do trem de pouso.
Morreu duas vezes: quando foi aposentado e quando foi vendido para o desmonte.
O avião desmontado (partes dele) chegou a ser visto numa oficina na Cachoeirinha, na esquina da Rua Itacoatiara com Rua Borba (atualmente lá existe uma concessionária de veículos); dizem que dava pra ver o invólucro de um dos motores (sem hélice).

 Hoje, no marco zero do aeroplano, bem onde ficava a cabine de comando, há um arbusto plantado.

2 comentários:

  1. Oi Cleuter, também cheguei a entrar nele e subir no teto. Quase cai de lá... Como era bom a minha saudosa infância.

    ResponderExcluir
  2. COMO SEMPRE O BRASILEIRO VENDE ATÉ A PRÓPRIA MÃE POR DINHEIRO.SE ESTE AVIÃO ESTIVE ATÉ HOJE LÁ NA PRAÇA. IRIA SERVIR PELO MENOS DE DIVERSÃO PARA AS CRIANÇAS.

    ResponderExcluir