RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL | Para isso, informe seu e-mail digitando-o no campo abaixo e em seguida clique em SUBMIT.
PARA VISUALIZAR AS FOTOS EM TAMANHO ORIGINAL,
CLIQUE SOBRE NELAS !!!

terça-feira, 22 de julho de 2014

Jardim Botânico "Adolpho Ducke"

Jardim Botânico "Adolpho Ducke"


Quem sobrevoa a Zona Leste de Manaus se encanta com a beleza e grandiosidade da Reserva Florestal Adolpho Ducke, espalhando-se por cerca de 100 km2. Agora, a curiosidade natural do visitante já pode ser saciada em uma visita ao Jardim Botânico de Manaus "Adolpho Ducke".
O local é um dos mais importantes espaços naturais oferecido pela Cidade aos seus habitantes e turistas nacionais e estrangeiros, tornando realidade o desejo dos que buscam a emoção de desvendar as maravilhas da biodiversidade amazônica. Logo à entrada, ergue-se um complexo básico de edificações, composto por um monumento alusivo às madeiras nobres da Amazônia, um pavilhão de eventos, uma cantina, uma biblioteca, salas administrativas, salas de serviços gerais, banheiros e viveiros de mudas. Em seguida, o visitante defronta-se com as trilhas interpretativas, em ambiente alterado apenas para a abertura dos caminhos que levam às florestas de platô e de terra firme. Ao longo dos séculos, os jardins botânicos têm sido instrumentos indispensáveis para o desenvolvimento científico-cultural, berço de considerável patrimônio florístico, proporcionando material para estudos e pesquisas, promovendo a conservação da flora e a proteção de espécies ameaçadas de extinção. O Jardim Botânico "Adolpho Ducke" é um dos poucos no mundo a nascer com forte apelo ambiental e social no processo de urbanismo da Cidade.
As comunidades do entorno são estimuladas e preparadas a trabalhar na confecção e venda de produtos artesanais e na prestação de serviços. Os adultos prestam serviços de limpeza, vigilância e jardinagem. Assim, o logradouro oferece à comunidade, sistematicamente, todo um conjunto de atividades de relevante interesse cultural e ambiental.
Serviços Oferecidos: Trilhas interpretativas, com serviço de guias; Biblioteca especializada em atender os que procuram informações sobre botânica e meio ambiente; Acervo dirigido aos estudantes do ensino médio e fundamental; Exposições, eventos e cursos com emas ambientais; Educação ambiental; Produção de mudas; Espaços para o desenvolvimento de pesquisas.


As visitas ao Jardim Botânico de Manaus Adolpho Ducke permitem uma estreita intimidade com a floresta, que pode ser percorrida ao longo de quase 3 km, através de trilhas interpretativas. O contraste entre as árvores altas e baixas, a invasão dos raios de sol mata adentro, cipós, trepadeiras, troncos jovens e antigos, cogumelos, fungos e flores; o canto de dezenas de pássaros, os sons característicos dos animais que habitam o local, tudo, enfim, encontra-se à disposição dos sentidos atentos de quem souber decifrar e compreender as belezas do lugar. 

Jardim Botânico Adolho Ducke
Endereço: Av. Uirapuru, s/n - Cidade de Deus
Fone:+ 55 (92) 3682-3318
Cidade: Manaus, AM
Site: http://jardimbotanicodemanaus.org/doku.php

Localização

O Jardim Botânico de Manaus possui 5 km², distribuídos em uma faixa de 500 metros de largura por 6 km de comprimento ao longo da borda sul e 4 km ao longo da borda oeste da Reserva Florestal Adolpho Ducke.

Como chegar

De ônibus
As linhas de ônibus que chegam ao Jardim Botânico Adolpho Ducke são:

676 do centro passando pelo Aleixo e av. Grande Circular
682 partindo do porto da CEASA passando pela bola do São José e bola do produtor
448 no Terminal 3 (T3) e Terminal 1 (T1)
061 Terminal 4 (T4)
069 Terminal 4 (T4)
052 Terminal 3 (T3)

Com os micro ônibus amarelos (lotações) que passam pela bola do São José e da feira do produtor, das linhas: C.de Deus e C.de Deus/Alfredo. Estes ônibus partem dos bairros Zumbi, Grande Vitória, Bola da Suframa e porto da Ceasa.

De carro

Partindo da Bola do Coroado

Siga na Alameda Cosme Ferreira em direção à Zona Leste -
Na rotatória do São José, pegue a 3ª saída (entre o terminal 5 e o Shopping São José) e siga em frente na Av. Grande Circular em direção à Cidade de Deus
Chegando à Bola do Produtor, faça metade do contorno e siga na mesma direção em que estava.
Ao final da Av. Grande Circular, vire à esquerda na Bola (em frente ao Forró do Xega Mas)
Siga em frente na Av. Nossa Senhora da Conceição até a Bola da Av. Uirapuru (Grande Circular Dois)
Logo em frente à Bola fica a entrada para o Jardim Botânico.

Partindo da Rodoviária

Siga em frente até a Torquato Tapajós
Siga em frente na Torquato Tapajós, passando das entradas para o aeroporto e para a Expoagro.
Vire a direita na entrada para o pátio de testes do DETRAN (Av. Mns. Pinto) e siga em frente.
A partir daí haverão alguns cruzamentos e rotatórias, siga sempre em frente sem alterar a direção da avenida principal. O trecho que pode representar maior dúvida é o cruzamento entre as avenidas Uirapuru e Margarita. Neste ponto a floresta da Reserva Ducke já é visível do lado esquerdo da pista, e basta o motorista seguir a avenida (3 km) com a floresta sempre ao seu lado esquerdo até alcançar a entrada do Jardim Botânico.

Horário de funcionamento


O Jardim Botânico funciona de terca a domingo, de 8h às 12h e de 13h às 16:30h.



Nenhum comentário:

Postar um comentário