RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL | Para isso, informe seu e-mail digitando-o no campo abaixo e em seguida clique em SUBMIT.
PARA VISUALIZAR AS FOTOS EM TAMANHO ORIGINAL,
CLIQUE SOBRE NELAS !!!

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Casa da música Ivete Ibiapina

Casa da música Ivete Ibiapina

Inaugurada em 4 de novembro de 2001, após ter sido completamente restaurada como parte das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado do amazonas, através do Projeto Manaus Belle-Époque, a Casa Ivete Ibiapina está situada ao lado do Teatro Amazonas.

Atualmente o lugar, onde a pianista amazonense Ivete Ibiapina viveu sua grande paixão pela música, soma-se ao Patrimônio Histórico e Artístico Amazonense. Além do Teatro de Bonecos, da Sala de Concertos Carlota Ribeiro e do Espaço Musical Lindalva Cruz, a Casa da Música também está equipada com: Estúdio de gravação; estúdio de áudio; sala de vídeo.

A pianista amazonense Ivete Freire Ibiapina, nascida em 1932, iniciou nas artes aos cinco anos com a professora Maria Antonieta Marinho. Em apenas dois meses concluiu as classes preparatórias e, aos seis anos, apresentou-se em público pela primeira vez. Ivete Ibiapina é professora normalista graduada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Amazonas ? UFAM. Conceituada virtuose e mestra do teclado, é considerada a figura mais importante da cultura musical amazonense. Em 1998, Ivete mereceu o título de Mulher Amazonense, concedido pelo Governo do Estado.

Teatro de Bonecos Peteleco ? Teatro de Títeres (bonecos articulados), fantoches. 

Oscarino Varjão nasceu no Paraná do Xiborena, Rio Solimões, Amazonas, em Maio de 1937. Começou sua carreira de ventríloquo em 1953, com o boneco Chiquinho. Em 1957, aos vinte anos de idade, criou o boneco Peteleco. 

Sala de Concertos Carlota Ribeiro ? Programações temáticas acústicas, recitais de piano, conjuntos de jazz e blues, conjuntos de câmara, canto lírico.

A também pianista Carlota Ribeiro, nascida em Manaus, no ano de 1912, era tia e principal incentivadora de Ivete Ibiapina. Seu rico acervo, com mais de duas mil partituras para piano, canto, instrumentos de cordas e sopro, foi doado à sobrinha.

Espaço Musical Lindalva Cruz ? Música instrumental, rock, forró, boi, música popular.

Nascida em Manaus, em 1908, Lindalva Cruz começou a tocar piano aos seis anos. Foi estudar no Rio de Janeiro e, ao voltar, anos depois, organizou o Instituto Amazonense de Música. Lindalva Cruz é autora de centenas de peças musicais, especialmente sobre a temática amazônica.

Horário: Terça a Sábado, 14h às 19h; Domingo, 17 às 19h

Endereço: Rua 10 de Julho, 451 ? Centro Tel: (92) 233-5866

Nenhum comentário:

Postar um comentário