RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL | Para isso, informe seu e-mail digitando-o no campo abaixo e em seguida clique em SUBMIT.
PARA VISUALIZAR AS FOTOS EM TAMANHO ORIGINAL,
CLIQUE SOBRE NELAS !!!

quarta-feira, 23 de julho de 2014

A televisão em Manaus


A TV foi inventada em 1920.
O início das transmissões regulares ocorreu nos Estado Unidos, em 1934.
Chegou em Brasil em 1950.
MANAUS
Até 1967 não havia canal de TV captável por frequências em Manaus
A primeira TV foi a dos Hauache, canal 8 – TV Ajuricaba – Retransmitindo a rede Record. Mudaria em 1974, quando passaria a retransmitir a Rede Globo;
Curiosidade:
Entre 1965 e 1967 a TV dos Hauache transmitia via cabo! Sim, a TV a cabo é antiga em Manaus! – Mas eram programas em espanhol, trazidos da Venezuela. Se chamava “TV Manauara” antes de “Ajuricaba".
Em 1972, entrava do ar a TV amazonas, transmitindo a Bandeirtantes;
Primeira sede da TV Amazonas em 1972 (foto: reprodução)
Em 1974 iniciava as operações da TV Baré, reansmitido a Tupi
Em 1981 – O SBT passou a ser transmitido pela TV Baré; Detalhe: somente no início de 1982 é que os programas Silvio Santos passaram a ser transmitidos por satélite. Até essa data, eram as fitas que vinham por avião, com duas ou três semanas de atraso! (fiquei chocado ao descobrir isso). Isso significa também que, uma vez que iniciou-se a transmissão por satélite, existem ao menos dois programas Silvio Santos que jamais foram transmitidos para Manaus (devido ao delay da entrega e a entrada repentina dos via-satélite).
Em 1986 a TV Amazonas passou a transmitir a Globo. A Bandeirantes ficou sem retransmissora em Manaus. Ocorre que, alguma repetidora  ficava retransmitindo a Bandeirantes para Manaus no fim dos 80´s, de forma que podíamos captá-la perfeitamente. Tal mudança ocorreu sem nenhum aviso, um dia o cinco era a Bandeirantes, no outro a Globo.
Em 1987 a Tv Ajuricaba começou a transmitir a Rede Manchete.  Depois, nos anos 90, teria uma bipolaridade nessa emissora: transmitia a nudez da Manchete, mas os programas locais era evangélicos (pois saiu da propriedade dos Hauache para Igreja Assembleia de Deus, tornando-se RBN) – Era engraçado assistir a Thais Araújo nua (na novela Chica da Silva) e logo depois o Pastor condenando nudez rsrsrsrsrs :-)
Em 1991 a bandeirantes passa a ser transmitida pela TV Rio Negro;

Posteriormente, com o advento da Tv por assinatura, diversos canais passaram a serem vistos em Manaus e Outras emissoras, menos expressivas, surgiram por aqui, como é o caso da: TV ALE, TV SHOPPING, REDE TV, MTV e outras.

Cenário do programa "Encontro com a Verdade", da TV Amazonas (foto: reprodução)

Departamento de Operação da TV Amazonas em 1972 (foto: reprodução)

Programa "Encontro com a Verdade" com o ministro das Comunicações Rangel Reis, na TV Amazonas, em 1974 (foto: reprodução)


Slide da TV Amazonas em 1979 (foto: reprodução)

6 comentários:

  1. No início da década de 70 as transmissões só começavam às 3 da tarde. Ou seja, nada de TV Globinho. Eu tive crise de abstinência quando me mudei pra cá.

    ResponderExcluir
  2. Só uma retificação a TV Ajuricaba foi vendida ao grupo Simões é só em 1992 vendia a assembleia de Deus no Amazonas já como REDE BRASIL NORTE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão da venda não sei dizer mas digo de certeza que logo depois da Copa 1986 entraria no ar a programação da Rede Brasil Norte no Canal 8.

      Excluir
  3. A data em relação a repetição do sinal da TV Globo para Manaus está muito incorreta. A TV Ajuricaba já transmitia a programação da tv carioca desde 1970 e não só a partir de 1974 e isto está bem documentado em jornais e revistas

    ResponderExcluir
  4. Tentei de tudo quanto pude ver algo sobre. Calouros Baré. Programa com a apresentadora Lúcia Costa. Não lembro se domingo ou sábado.
    Era uma delícia ressaca apresentadora tinha a coisa mais linda do mundo . Minha mãe . Lúcia Costa que ainda tinha uma coluna sócia no jornal A Crítica .

    ResponderExcluir
  5. É PRECISO ANTES DE ESCREVER SOBRE DETERMINADO TEMA, PROCURAR PESQUISAR. EU LEMBRO QUE A REDE GLOBO ERA TRANSMITIDA PELA A TV AJURICABA. COM SINAL CHUVISCADO É RUIM DA ANTIGA TV ANALÓGICA.

    ResponderExcluir