BANCO DO BRASIL EM MANAUS
Em Manaus, a primeira agência deste banco foi instalada em 14 de janeiro de 1908, para aproveitar e amparar a exportação da borracha. Ocorreu no governo de Afonso de Carvalho (1907-08), que substituía ao titular Constantino Nery.
A construção foi levantada no Largo da Matriz, onde hoje se encontra sua agência Praça XV de Novembro. Foi levantada em terreno onde existia o Seminário São José, criado em 1848, pelo bispo do Pará, Dom Moraes Torres.
Nessa época, o seminário já estava desativado e o governo do Estado aproveitou para indenizar a Igreja pelo prédio, contribuindo assim para a instalação do Banco do Brasil.
Dois detalhes:
O Seminário São José somente seria reinstalado em 1943, por Dom João da Matta;
E esta agência do BB foi a segunda instalada, desde sua fundação em 1808.
A década de 1920 marcou o desastre da produção da borracha, que determinou a decadência de Manaus. Mas, este banco seguiu operando. Em 1949, quando da instalação de A Crítica e da viagem dos primeiros seminaristas para estudar em Fortaleza, além deste Banco, existiam apenas outros três na praça de Manaus.
A sede construída no início do século veio abaixo em 1964, para ser substituída por outra mais moderna, que existe até hoje. No entanto, a direção do BB levou longo tempo para levantar a filial, que inspirou a reclamação postada em jornal local. Foram cinco anos para se usufruir da evolução bancaria.
Agência do BB, no centro. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário