RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL | Para isso, informe seu e-mail digitando-o no campo abaixo e em seguida clique em SUBMIT.
PARA VISUALIZAR AS FOTOS EM TAMANHO ORIGINAL,
CLIQUE SOBRE NELAS !!!

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Casa do Restauro

Casa do Restauro

Inaugurada em 4 de novembro de 2001, por ocasião das comemorações do Dia Nacional da Cultura e representa importante componente do cenário cultural e histórico da cidade de Manaus. Edificação datada do início do século XX, foi erguida para a família Agesilau Araújo, herdeiro do Comendador J.G Araújo, sendo também, durante certo tempo, residência do senador Cunha Mello e depois do deputado estadual Álvaro Fachina.

Atualmente, guarda nos seus dois, totalmente restaurados pelo Governo do Estado do Amazonas, todos os conceitos arquitetônicos de um marcante estilo eclético, como a entrada lateral e o porão alto, abrigando o Departamento do Patrimônio Histórico, o Ateliê de Restauro de Papel, setores da Secretaria de Estado e Cultura. O Departamento do Patrimônio Histórico é um projeto cuidadosamente elaborado e implantado desde a criação da Secretaria de Estado e Cultura, Desporto e Estudos Amazônicos, em 1997. O departamento tem a missão de cadastrar e fiscalizar os imóveis de interesse de preservação do sítio histórico da cidade de Manaus, bem como a elaboração e execução do Projeto Manaus Belle-Époque que vem recuperando conjuntos de edificações antigas.

Objetivo

O Ateliê de Restauro de Obras de Arte tem a missão de resgatar a memória daqueles que se expressam e se perpetuam através da linguagem artística. Dispondo de profissionais especializados na Itália e em cursos de atualização na Espanha, São Paulo e Rio de Janeiro, executa a restauração de telas, bens móveis e imóveis, organiza exposições, cataloga e conserva o acervo artístico do Amazonas. Implantado em 2001, Ateliê de Restauro de Papel vem somar com outros setores do Departamento do Patrimônio Histórico e consolidar ações de resgate e preservação da memória da capital do Amazonas.

Projeto

O projeto foi desenvolvido após pesquisas em instituições renomadas no Rio de Janeiro e cursos de especialização em São Paulo, para ser um multiplicador dos melhores conceitos para preservar, conservar e restaurar obras do nosso Patrimônio Artístico e Cultural, que tenham o papel como suporte. 

Horário: Segunda a Sexta, 8h às 17h 
Endereço: Rua Costa Azevedo nº216, Centro 
Tel: (92) 622-2834 / 234-1073

Nenhum comentário:

Postar um comentário