RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL | Para isso, informe seu e-mail digitando-o no campo abaixo e em seguida clique em SUBMIT.
PARA VISUALIZAR AS FOTOS EM TAMANHO ORIGINAL,
CLIQUE SOBRE NELAS !!!

segunda-feira, 21 de julho de 2014

1º Batalhão em Petrópolis


1º Batalhão em Petrópolis

O primeiro a existir foi o 1º Batalhão de Infantaria, comandando pelo tenente-coronel Candido José Mariano, que seguiu contra Canudos, em 1897. Sua criação data do ano anterior, quando o Amazonas dispunha de um Regimento Militar para a segurança do estado.

Esse Regimento compunha-se de dois batalhões, fração de artilharia e cavalaria, além de companhia de bombeiros. Era tão evoluída a força estadual, que possuía duas bandas de música. Afinal, o Amazonas sacava dinheiro contra a produção da borracha, a riqueza que avalizou a expedição contra Antônio Conselheiro.

Está documentada a decisão do governador Fileto Pires que entregou a Candido Mariano 40 contos de réis, para gastos em geral com o pessoal. Tanta benevolência servia para colaborar com os cofres federais, que mantinha a campanha de Canudos há dois anos.

O Regimento prosperou enquanto prosperava o ciclo da borracha, tão logo este demonstrou retração, a PM operou na mesma direção. Em 1908, assume o governo Antônio Bittencourt, reclamando da situação econômica do Estado. Entre suas iniciativas, veio a mudança, drástica mesmo, nas fileiras da corporação policial. Em 20 de janeiro, organiza, em lugar do Regimento bem nutrido, o Batalhão Militar do Estado.

Ainda no mesmo governo, retornou a reorganização do Regimento, até com elevação de policiais. No entanto, em janeiro de 1913, o governador Jonathas Pedrosa extingue aquele e, com a metade do efetivo, cria o Batalhão de Segurança. A partir desse ano, o efetivo da corporação seguia os rumos da economia do Estado, sempre definhando.

Obviamente que, em decorrência da extinção do regimento, os batalhões (1º e 2º) foram extintos, desapareceram. Restam apenas os assentamentos de seu pessoal, devidamente guardados no Palacete Provincial.

Somente em 1965, no início do Governo Militar, o governador Arthur Reis denominou a Polícia Militar do Estado de Batalhão Amazonas. Nos considerados da lei que o criou, lembrou aquele intelectual, historiador competente, das atribulações sofridas pelo primitivo 1º Batalhão em Canudos.

Desde 8 de novembro de 1971, a Polícia Militar do Amazonas encontra-se no bairro de Petrópolis, com o aquartelamento do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Nessa data, esta unidade, com o efetivo de aproximadamente 400 homens (as mulheres somente ingressariam na PM em 1980), ocupou o enorme quartel destinado a abrigar todo o efetivo desta corporação.

Eram três enormes prédios (para a época), o do comando, com tantas e um enorme corredor, que mais parecia um hotel ou hospital, e mais dois para as companhias, sem esquecer o corpo da guarda, onde se encontrava o famigerado xadrez. Todos eles dispondo de venezianas de madeira; armários de madeira nos alojamentos; travessas adequadas a armação de redes, isso mesmo, com essas medidas Dr. Severiano Porto pensava em arejar os espaços.

Ainda existe a caixa elevada e a cisterna, que supriam a deficiência do abastecimento de água na cidade naquela época. Somente muito depois, foi construído um galpão, que se transformou em garagem e serve em nossos dias para outros fins. Havia também a quadra esportiva, onde aconteciam as olimpíadas policiais. 

Em abril de 1997 quando, por exigência do melhor policiamento da cidade, o batalhão tomou a denominação de Batalhão de Polícia de Rádio Patrulha, sob o comando do tenente-coronel Fernando Antônio Andrade de Oliveira. Este, seis meses depois passou a direção ao então major Wilson Martins de Araújo que, tal qual o antecessor, permaneceu outros seis meses a frente do quartel. Na sequência, transferiu o comando ao tenente-coronel James Pedrosa Castelo Branco, que permaneceu “longo período” (dois anos), até 1999.

Em 2002, o 1º BPM foi “invadido”, ocupado pelo comando da corporação, que se fazia escoltar por diversos órgãos. Com esse procedimento, o comando-geral da PMAM ocupava o espaço que lhe fora destinado passado mais de trinta anos. Mas, a costumeira designação de 1º Batalhão perdurou por algum tempo, mesmo quando, em 2007, esta Organização Policial Militar (OPM) foi desativada ou extinta.

OBS.: Na Polícia Militar do Amazonas, de dois batalhões com a mesma denominação: 1º Batalhão. Ambos desapareceram no tempo, ambos foram desintegrados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário