A Rua Tabelião Lessa, de apenas uma quadra, fica localizada ao lado do edifício do Mercado “Adolpho Lisboa” entre as Ruas dos Barés e Barão de São Domingos.
A denominação foi dada por iniciativa do Intendente Fulgêncio Martins Vidal, na reunião do dia 19 de março de 1918, conforme consta do livro de Atas da Câmara Municipal, de nº 04, página 248.
O autor da propositura, na ocasião, lembrou das qualidades superiores de caráter do coronel Manoel Antônio Lessa, bem como dos serviços por ele prestado à Nação, ao engrandecimento do Estado e como incansável defensor dos direitos dos pequenos e pobres lavradores amazonenses.
O autor apresentou ainda alguns considerandos ao seu projeto:
Considerando que se tem dado denominação há algumas ruas desta cidade com nomes de respeitáveis individualidades que muito labutaram pelo ressurgimento deste município;
Considerando que o pranteado Tabelião Lessa, desde 1863 vinha trabalhando ao lado dos que lutaram pelo engrandecimento desta Manaus, como certo as notícias editadas pelos jornais desta cidade por ocasião do seu passamento;
Fica denominada de Rua Tabelião Lessa a antiga travessa sem nome ao lado do edifício do Mercado Publico, começando da Rua dos Barés e terminando à margem esquerda do Rio Negro.
O Projeto foi aprovado pelo Presidente da Intendência, Dr. Jerônimo Ribeiro, transformando-se na Lei número 923, de 20 de março de 1918. Denominação mantida.
Fonte: BAÚ VELHO
Nenhum comentário:
Postar um comentário