O Hospital Beneficente Português do Amazonas, mais conhecida como Beneficência Portuguesa ou Sociedade Portuguesa Beneficente do Amazonas, foi fundada no dia 31 de outubro de 1873, por um grupo de imigrantes portugueses. Localiza-se desde o dia 17 de dezembro de 1893 na rua Joaquim Nabuco, Centro da capital amazonense. Foi feita Comendadora da Ordem de Benemerência a 26 de Outubro de 1933. Atualmente, é um dos maiores e mais importantes hospitais da região norte do Brasil.
A experiência de 137 anos de história se alia a uma moderna estrutura hospitalar. São 40 mil metros quadrados de área construída, mais de 40 especialidades médicas, equipamentos com tecnologia de ponta e um corpo clínico altamente qualificado.
O Hospital é considerado referência no Estado do Amazonas na área de cardiologia, com uma completa estrutura para diagnosticar e tratar as doenças do coração e para realizar cirurgias cardíacas de alta complexidade.
O Hospital Português do Amazonas também dispõe de um Instituto de Câncer através do qual oferece tratamento de quimioterapia e cirurgia oncológica e ainda possui o único Instituto com certificação ISO 9001/2008, na área de exames por imagem.
A excelência na atenção aos pacientes é reforçada por um Serviço de Atendimento de Urgência 24h, além de UTIs e modernos Centros Cirúrgicos.
HISTÓRICO
O Hospital Beneficente Português do Amazonas, mais conhecida como Beneficência Portuguesa ou Sociedade Portuguesa Beneficente do Amazonas, é um hospital fundado em 1873 por imigrantes portugueses na cidade de Manaus. Localiza-se desde o dia 17 de dezembro de 1893 na rua Joaquim Nabuco, Centro da capital amazonense. Foi feita Comendadora da Ordem de Benemerência a 26 de Outubro de 1933.1 Atualmente, é um hospital de referência no Amazonas.
Para registrar os flagrantes memoráveis do Hospital Português, temos que destacar a figura do presidente da Província do Amazonas, Dr. Domingos Monteiro Peixoto, que representa de forma brilhante a fase pré-hospitalar, como doador da terra solicitada sob autorização e proteção de S. M. D. Pedro II, chefe supremo do Governo Imperial.
Temos que ressaltar também a participação do Tenente-Coronel José Coêlho Miranda Leão, presidente da Câmara Municipal da época, que teve papel de suma importância na vida inicial da que é hoje a Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Amazonas. Este homem, de forma generosa, assina o documento expeditor de "Alto de Concessão" do primeiro terreno, localizado no Largo da Uruguaiana que media 9.952 m2, onde hoje está instalada a Igreja Salesiana, o Colégio e Faculdade Dom Bosco e uma parte do campo do Colégio Militar.
O líder desses senhores, foi então o primeiro presidente do hospital, Jose Texeira de Souza, que, acreditando no vigor do sangue Português, reuniu 70 Luzitanos e com eles funda o hospital, lançando a Pedra Fundamental no dia 16 de agosto de 1874, como grande símbolo do velho sonho da instalação do hospital.
O esforço da busca do vil metal era grande. A partir dai promoveram quermesses, arraiás, teatros, festivais, subscrições e arrendamento do pavilhão, este que seria usado também como enfermaria.
A Cidade de Manaus necessitava crescer, este terreno fora desapropriado pelo governo por sessenta contos de réis e o direito da escolha de um terreno em qualquer parte da cidade, dessa forma no dia 17 de dezembro de 1893 o sonho se realizara. Inaugurava-se o hospital na sede atual, antiga estrada Corrêa de Miranda, hoje Av. Joaquim Nabuco.
Era presidente na época o senhor Francisco Nicolau dos Santos, esta inauguração foi honrosamente presidida pelo então governador da época Eduardo Gonçalves Ribeiro, que ocorreu às 19:00hs de 1893, este sonho durou 20 anos.
O primeiro diretor clínico do hospital foi o Dr. Jonathas de Freitas Pedrosa, que mais tarde foi o governador do Amazonas.
Museu
Centro Cultural Luso-Brasileiro do Amazonas: Visite e conheça a historia do Hospital Português.
Momentos importantes da história dos primeiros portugueses que se estabeleceram no Amazonas, no início do século XVIII, estão preservados no Centro Cultural Luso-Brasileiro, em Manaus. O local abriga o museu da Beneficente Portuguesa do Amazonas onde estão reunidas mais de 100 peças, entre elas equipamentos hospitalares utilizados na época da criação do hospital, em 1873.
Algumas relíquias podem ser vistas em exposição como, por exemplo, uma mesa de parto, toda feita em vidro, fabricada na França, em 1893 e um aparelho de raio x alemão, do ano de 1912. O acervo também é composto por obras de arte sacras, instrumentos musicais e peças em bronze.
Outro museu que fica no mesmo local é o do Luso Sporting Club. Lá o visitante encontra 200 objetos entre troféus, documentos e livros, através das quais é possível relembrar a época em que o Clube reunia portugueses e brasileiros em competições de futebol , vôlei e basquete. Além das atividades esportivas, o Luso mantinha grupos de teatro, uma fanfarra, uma banda de música e até uma escolinha de educação infantil.
Centro Cultural Luso-Brasileiro do Amazonas.
Rua Ferreira Pena, nº 37, Centro de Manaus
Fone/Fax: 55 (92) 3232-3085
Funcionamento: segunda a sexta, 08h às 12h e 13h às 17h
Abrahim Baze
Historiador
Olá! Sou acadêmica do curso Processos Gerenciais, e gostaria muito de referenciar o presente site em um trabalho de diagnóstico organizacional. Mas para isso, preciso referenciar inicialmente quem é o redator do post, o que não fica explícito nem no ínicio e nem no final da publicação. Como posso fazer? Desde já, sou muito grata.
ResponderExcluirÉ o Abrahim Baze que é o redator?
ResponderExcluir