Praça dos Remedios | “Torquato Tapajós” era o nome oficial da” Praça dos Remédios”. |
A Praça dos Remédios, uma das mais antigas de Manaus, Já foi um belo logradouro que recebia aos domingos, feriados e ao cair da tarde, grande número de famílias, especialmente das ruas vizinhas, para passeios e bons bate-papos.
Pouca gente sabe, porém que a sua denominação oficial era a tão pouco tempo (1996), “Praça Torquato Tapajós”, mesmo existindo até placa oficial no antigo casarão da Faculdade de Direito, esquina com a Rua Miranda Leão.
Pelo que consta nos livros de Atas da Câmara Municipal de Manaus a denominação de “Torquato Tapajós” vem do século passado, logo após o falecimento de Torquato Xavier Monteiro Tapajós, ocorrido em l897, mas a verdade é que o povo continuou a chamá-la de Praça dos Remédios, esquecendo por completo a denominação oficial.
Consta também que esse logradouro recebeu profundas reforma na gestão do então Prefeito José Francisco de Araújo Lima, no período de l925/l929 e que, na ocasião, o Chefe do Executivo da cidade mandou afixar a placa de identificação da Praça com o nome de “Torquato Tapajós”.
Pela Lei 343/96, foi dada a denominação de “Praça dos Remédios”.
Torquato Xavier Monteiro Tapajós, nascido em Manaus a 3 de dezembro de 1853, concluiu seus estudos no Rio formando-se com Engenheiro Geógrafo.
Fonte: Baú Velho
Nenhum comentário:
Postar um comentário