ONTEM
Em 1º de setembro de 1972, o jornalista Phelippe Daou colocou ao ar a principal emissora de televisão de Manaus, líder em audiência: a TV Amazonas, canal 5. A emissora, seguindo aos ideais do governo militar de progresso e desenvolvimento da Amazônia, conseguiu diversas concessões nos demais Estados, sendo pioneira em Rondônia, Acre, Amapá e Roraima, onde instalou geradoras. Porém, no Amazonas, o canal 5 ainda era afiliada a Rede Bandeirantes, transferindo-se definitivamente para a Globo em 1986, após venda da TV Ajuricaba para o Grupo Simões.
A Rádio TV do Amazonas Ltda. era uma sociedade dos jornalistas Phellipe Daou, Milton de Magalhães de Cordeiro e Joaquim Cordeiro. A empresa instalou dois prédios: os estúdios, localizados na avenida Carvalho Leal, no bairro da Cachoeirinha; e o parque transmissor, na avenida André Araújo, no Aleixo. A sede da Cachoeirinha se tornou "Centro de Radiodifusão" e a administração da empresa, além dos estúdios, passou para o bairro do Aleixo.
No início, a programação da TV Amazonas era constituída de tapes de programas da TV Record e da Rede Tupi. Em 1975, tornou-se afiliada da Bandeirantes. Entre os primeiros programas locais estavam o esportivo Esporte das Multidões (depois A Bola é Nossa), apresentado pelos comentaristas Luiz Eduardo e Galdêncio Neto; os programas de debates Encontro da Verdade e Encontro com o Povo; e o infantil O Mundo das Crianças, com João Barbosa ("Titio Barbosa).
HOJE
Atualmente, além da TV Amazonas, a Rede Amazônica conta com o canal via satélite Amazon Sat (com sinal aberto em UHF nas capitais atingidas pela rede), das geradoras em Rio Branco, Porto Velho, Boa Vista, Macapá, além de mini-geradoras no interior do Acre, Amazonas e Rondônia, assim como três emissoras de rádio: a Amazonas FM, Acre FM e Amapá FM. Constitui-se como um dos maiores conglomerados comunicacionais da Amazônia.
VEJA IMAGENS DA TV AMAZONAS
O nome do terceiro fundador é Joaquim Margarido.
ResponderExcluirPioneira em transmissão à cores. Isso mesmo. Parabéns!
ResponderExcluir