O Aleixo literalmente concentra a informação. No bairro estão localizados grandes empresas do ramo entre elas Rede Amazônica de Rádio e Televisão, a TV e jornal A Crítica, TV Rio Negro, CBN Manaus.
HISTÓRIA
O bairro do Aleixo em Manaus surgiu a partir do ano de 1942, quando ocorreram as primeiras invasões no local, que era utilizado costumeiramente como atalho para a Colônia Antonio Aleixo, antigo leprosário da cidade, e de onde advém seu nome.
Em sua origem, o bairro fcava nos limites do perímetro urbano da cidade e não oferecia muitos atrativos para os moradores, uma vez que a região era dominada pela foresta e não havia rede de água, luz e saneamento básico, além de abrigar, até 1968, o lixão municipal de Manaus, hoje Horto Municipal.
Foram os próprios moradores que abriram as primeiras ruas do bairro, utilizando inclusive facões nesta tarefa, ou contratando o serviço de tratores, forma pela qual abriram-se as ruas São Domingos e Bonsucesso.
O bairro era constitudo de inúmeros igarapés que hoje estão aterrados ou poluídos, como é o caso do igarapé do Curro, muito lembrado pelos moradores antigos.
De acordo com Clóvis Ferreira, morador do bairro há 45 anos, o igarapé era comumente utilizado para tomar banho e pescar emprestando seu nome à antiga rua do Curro, al Severiano Nunes. Nesta rua, estava localizado o bar Nacionalino, ponto de referência no bairro durante muitos anos e que funcionou até 1983.
Nessa época, o Aleixo passou a atrair grande número de pessoas vindas de diferentes pontos da cidade para frequentar as muitas casas noturnas e bares do local, como o Stakadrinks, ou Drinkfacas, famoso pelas confusões ocorridas nos recintos.
Além do Caranã, o Clube dos Ofciais, o Rip Show Clube e o prostíbulo popularmente chamado de Tia Xica.
HOJE
O bairro conta, ainda, com as agências bancárias do Itaú e Bradesco, além de posto de atendimento do banco do Brasil.
As inúmeras igrejas católicas e evangélicas fazem parte do cenário com destaque para as principais: São José de Belo Horizonte, São Benedito, Santa Edwigens, São Paulo Apóstolo, Sagrado Coração, Igreja da Paz, Assembleia de Deus e I Igreja Batista do Aleixo. Localizado na zona centro-sul, fazendo divisa com os bairros de São Francisco, Petrópolis, Coroado e Adrianópolis. Sua população, segundo dados do IBGE
(Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística - Censo de 2000), é de 19.282. Sua principal avenida é a André Araújo.
Vários becos também compõem a malha viária da região.
No Aleixo, observa-se uma grande variedade de moradias com casas de madeiras e pequeno padrão de desenvolvimento humano, até casarões e palacetes principalmente os conjuntos habitacionais que compõem o bairro como o Huascar Angelim, Jardim Espanha e Jardim Paulista, além dos condomínios Abílio Nery e Barão do Rio Negro.
Principais Ruas
Avenida André Araújo, Rua Belo Horizonte, René de Nápolis, Huascar Angelim, São Domingos, Castro Alves, Bom Sucesso, José do Patrocínio, Agostinho Barbosa.
Clauter boa tarde, eu gostaria de citar suas informações sobre Manaus pois sao muito interessante. onde encontro a fonte das suas informaçoes?
ResponderExcluir