Praça Dom Pedro II
Conjunto de importantes referências arquitetônicas e arqueológicas e palco das transformações históricas que compõem o centro antigo de Manaus, a Praça Dom Pedro II foi Inaugurada em 1897, e era inicialmente cercada de gradis (removidos em 1907) e instalados na entrada sul do Mercado Adolpho Lisboa.
A Praça possui um chafariz e um coreto em ferro feito pela empresa inglesa Francis Morton & Cia. Limited Engineer (Liverpool). A Praça foi construída, segundo informações do Iphan, sobre um cemitério indígena, descoberto no final do século XIX, e registrado como sítio arqueológico na década de 60 do século XX.
O entorno, com construções arquitetônicas e logradouros possui pontos recuperados e outros em claro abandono. Compõem o entorno da Praça o Paço da Liberdade, o Hotel Cassina, transformado no Cabaré Chinelo, após a crise da borracha; o Palácio Rio Branco, construído no terreno onde existiu a cadeia pública, antiga sede da Assembleia Legislativa; e o edifício do Instituto de Aposentadoria e Pensões de Empregados e Transportes e Cargas. Destes, apenas o Paço e o Palácio Rio Branco passaram por reformas e restauração.
Trabalhos de requalificação urbanística foram efetuados na Praça,no coreto e no chafariz além de trabalhos de drenagem, irrigação, pavimentação, sinalização, mobiliário urbano e paisagismo.
Fotos Atuais - Cláudia Nascimento e Carolinie Gaia
Fotos Antigas - Internet e Acervo MOHS
Fonte: Site Cidades Amazonicas
Muito bom
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirUma explicação clara e objetiva, excelente.
ResponderExcluir