RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL | Para isso, informe seu e-mail digitando-o no campo abaixo e em seguida clique em SUBMIT.
PARA VISUALIZAR AS FOTOS EM TAMANHO ORIGINAL,
CLIQUE SOBRE NELAS !!!

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Teatro Chaminé


Teatro Chaminé



O Teatro Chaminé é um importante teatro brasileiro localizado em Manaus.

Foi construído para ser uma estação de tratamento de esgoto em 1910, porém jamais funcionou corretamente, vindo posteriormente a ter sua atual função.

O prédio possui a forma arquitetônica antiga preservada, devido a seu tombamento, possuindo como principal característica uma chaminé de 24 metros, daí porque é chamado Teatro Chaminé.

Histórico

Com características neo-renascentistas, o prédio possui ao lado direito uma chaminé de 24 metros, construída com tijolos compactos refratários, coroada por um chapeló em ferro moldado. Por isso, ficou conhecido como chaminé.


Originalmente, o prédio tinha a finalidade de ser usina de tratamento de esgotos da cidade. Foi construído em 1910 pela empresa inglesa Manaos Improviments, concessionária de serviços de saneamento, contratada pelo governo estadual a partir de 1906.

Em 1913, o sistema de tratamento de esgotos ainda não havia começado a funcionar quando, revoltada contra as altas taxas cobradas, a população destruiu o escritório da empresa. A Manaos Improviments deixou inacabados os serviços sanitários e a usina nunca funcionou.

Tombado como Monumento Histórico do Amazonas em 1988, a edificação foi reformada em 1993 como Centro de Artes Chaminé para abrigar a Pinacoteca do Estado, com exposições temporárias, tendo suas atividades suspensas em 1997, em razão de laudo técnico de especialistas, pelo alto grau de poluição e risco, e pelas obras urbanas realizadas naquela área.

Em 14 de novembro de 2002 o prédio, já como Usina Chaminé, foi reaberto como parte das ações do Programa de Preservação da Natureza da Memória Cultural e Histórica do Amazonas.

A Usina Chaminé tem por objetivo central despertar na comunidade uma manifestação artística vanguardista que fuja dos conceitos e formas já apresentadas sem desprezar as manifestações artísticas tradicionais.

Nesse sentido, o observador terá a oportunidade de confrontar o “novo” e o “tradicional” formando, assim, seu próprio conceito de arte. Térreo: Exposição: Arte Rupestre

Espaço Criança (Atividades diversas: Apresentação de Teatro de Fantoche, Cinema Infantil, Oficinas de Desenho e Pintura, Brincadeiras, Apresentação de Lendas Amazônica e Atividades sócio-educativas.

Espaço de Arena Álvaro Braga: Arena para espetáculos ao ar livre com Show de Rock e Reggae Dimensão: 39,40m x 16,87m; Capacidade: 400 lugares (sentados);

Av. Lourenço Braga, s/n – Manaus Moderna – Centro
Fone: (92) 3636-7196/3234-7156

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta das 08h às 17h - Administrativo. 

De Terça a Sexta das 09h às 14h. 

Domingo das 16h às 20h.



Nenhum comentário:

Postar um comentário