RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL | Para isso, informe seu e-mail digitando-o no campo abaixo e em seguida clique em SUBMIT.
PARA VISUALIZAR AS FOTOS EM TAMANHO ORIGINAL,
CLIQUE SOBRE NELAS !!!

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

RUA MAIS ANTIGA DE MANAUS

RUA MAIS ANTIGA DE MANAUS


Localização da rua mais atinga de Manaus ainda é um mistério.

Historiadores e Iphan apontam trecho mais antigo da cidade como lugar onde está a primeira rua, que permanece desconhecida.

Milhares de pessoas passam sem saber, todos os dias, por ruas que acompanham a história da capital do Amazonas desde a construção da primeira casa. Tratam-se do movimentado trecho entre a Avenida Sete de Setembro e a orla do Rio Negro, no Centro da cidade. A área é considerada o início da formação de Manaus, onde a primeira edificação erguida foi a Fortaleza de São José da Barra do Rio Negro.

Quem conta a origem da cidade à reportagem do Portal Amazônia é a técnica em arquitetura do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amazonas, Márcia Honda. “Não tenho conhecimento de nenhuma informação que possa precisar a rua mais antiga de Manaus, contudo, podemos recorrer aos registros históricos e verificar como se deu a ocupação inicial do antigo Lugar da Barra, a partir da primeira construção ali edificada: o Forte de São José da Barra do Rio Negro”. A pesquisa fez parte da dissertação de mestrado de Márcia.

O trecho compreende, de acordo com a Lei Orgânica do Município de Manaus (artigo 235, parágrafo 2°), “o Porto Flutuante de Manaus, praças Torquato Tapajós, 15 de novembro e Pedro II, ruas da Instalação, Frei José dos Inocentes, Bernardo Ramos, Avenida Joaquim Nabuco, Visconde Mauá, Almirante Tamandaré, Henrique Antony, Lauro Cavalcante e Governador Vitório”. Dessa forma, a área é considerada patrimônio da memória do Estado, informação ratificada no Plano Diretor Urbano e Ambiental do Município de Manaus (artigo 31, página 21).

Em sua tese de mestrado, Márcia cita que “remontando aos idos de 1669, tem-se a gênese da fundação desta capital, quando, sob ordem do general Antonio de Albuquerque Coelho, o capitão Francisco da Mota Falcão ergue a Fortaleza de São José da Barra do Rio Negro, com o objetivo de proteger o lugar contra as incursões estrangeiras”. Dá-se, então, início à colonização ao redor da construção, fortalecida com o surgimento de uma igreja construída por religiosos carmelitas e considerada o principal edifício do Lugar da Barra.

Em um mapa da cidade de 1852, no período provincial, informou Márcia, é possível perceber que a ocupação “se concentrava junto à orla do Rio Negro, estendendo-se da Ilha de São Vicente, a Oeste, até as imediações da Igreja dos Remédios, a Leste, bem como o limite Norte dava-se com o Caminho da Cachoeirinha, atual eixo da Avenida Sete de Setembro”. “A partir desse registro é que informamos ser o trecho compreendido entre a Avenida Sete de Setembro e a orla do Rio Negro a área mais antiga da cidade”, apontou a estudiosa.


Fonte: PORTAL AMAZÔNIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário