RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL | Para isso, informe seu e-mail digitando-o no campo abaixo e em seguida clique em SUBMIT.
PARA VISUALIZAR AS FOTOS EM TAMANHO ORIGINAL,
CLIQUE SOBRE NELAS !!!

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

“Disk Amizade” - O ‘chat’ dos anos 80

“Disk Amizade” - O ‘chat’ dos anos 80



Se vc hoje curte o "Whatsapp", "Mensseger", "Facebook", fique sabendo que antes da moda do Computador e Smartphones, os jovens em Manaus curtiam o "Disk-Amizade".

Era um serviço, surgido em 1984, onde discávamos "145" e éramos direcionados para uma ligação telefônica onde várias pessoas ficavam conversando, todas ouviam os diálogos de todos. Alguns usavam apelidos: CASANOVA, PIRULITO, GATA DO ALVORADA, etc.

Era uma forma de “encontro às escuras”, disfarçada de sala de bate papo. Tentava-se logo sair dali com a nova caça. O problema é que as mulheres não davam o telefone, fornecíamos o nosso, se tivéssemos sorte a mulher nova ligava, e o papo fluía. Se não, partíamos para outra, discando 145 de novo.

Toda a descrição era verbal. Já naquela época aprendemos na prática que voz bonita não necessariamente significa mulher bonita, e vice versa.

O encontro ao vivo, portanto, não era pra saber se a mulher era igual à foto. Era pra saber se ela bonita ou feia mesmo.



Estes encontros ou eram marcados pelos próprios interessados, ou havia encontros programados pela operadora de telefonia, no caso, era a TELAMAZON.

Quando eram as duplas que marcavam encontro, um dizia ao outro com que roupa ia (Ele: Eu estarei de calça jeans e blusa azul, Ela: Eu vou de mini-saia e camisa vermelha). 

O ruim, é que as veses, desconfiados da pessoa, um dos dois ia com roupa diferente, e só depois, se achar que valia a pena, é que o de roupa diferente a descrita chegava e se identificava. 

Com o passar do tempo, ficou uma droga, pois ninguém ia com a roupa que dizia.

Quando os encontros eram programados pela operadora, havia uma pequena festa, na praça escolhida para o encontro. Ali, os casais se encontravam ao vivo e se formavam, ou não dava certo e ali mesmo procuravam outro par.

No "145", De cada 10 ligações que se fazia, conseguia retorno em cinco, dessas, só três o papo ia em frente, só duas geravam encontros ao vivo, e só uma era apreciável. Ou seja, a taxa de custo/benefício era 10×1.

Com a chegada dos BBSs, mIrc, ICQ e MSN o 145 perdeu a utilidade; e hoje o “Disk Amizade” é só uma lembrança em algum blog, na seção de antiguidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário