RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL | Para isso, informe seu e-mail digitando-o no campo abaixo e em seguida clique em SUBMIT.
PARA VISUALIZAR AS FOTOS EM TAMANHO ORIGINAL,
CLIQUE SOBRE NELAS !!!

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Grêmio Recreativo Escola de Samba Império da Kamélia


O Grêmio Recreativo Escola de Samba Império da Kamélia está localizada ao lado do Olímpico Clube, na Avenida Constantino Nery, no bairro da Chapada, na Zona Centro-Sul de Manaus.

HISTÓRIA

A chegada da boneca negra Kamélia abre oficialmente o carnaval de Manaus desde 1938, ano da fundação do Olímpico. Todos os anos a Kamélia desfila em uma carreata pelas principais vias de Manaus em direção ao botequim da Kamélia, onde acontece uma roda de samba de raiz ao longo da madrugada. A boneca mede cerca de três metros de altura e vinte e dois quilos vestida no estilo baiana. Na coroa da Kamélia aparece os cinco aros do Olímpico Clube que simbolizam os cinco continentes do Planeta Terra, cada aro com sua respectiva cor (amarelo, azul, preto, verde e vermelho). A Kamélia ainda possui em cada orelha um brinco de bola com uma argola, um colar com uma pérola, batom vermelho nos lábios, cabelos loiros e olhos azuis.
Em 2006 a Império da Kamélia fez a sua estréia no sambódromo de Manaus. Em 2008, homenageou a Polícia Militar do Estado do Amazonas. Em 2009 sagrou-se campeã do grupo de acesso B (3ª divisão) homenageando o santo São Jorge com o enredo: "São Jorge - O Guerreiro da Arte, do Amor e da Fé".2
Em 2011, com o enredo: "Do Arco da Velha, coisas que o tempo levou", chegou ao vice-Campeonato do Grupo de Acesso A (2ª divisão) conquistando uma vaga no grupo especial (1ª divisão) do carnaval Manauara. Em 2012 a agremiação leva ao Sambódromo de Manaus o enredo: "Chico da Silva & da Selva", numa homenagem ao compositor e sambista amazonense, Chico da Silva.
A família tricolor do GRES Império da Kamélia tem como seu torcedor símbolo o manauara Leonardo Valente Elias que é filho do ex-jogador Ronaldo Almeida Jorge Elias que jogou pelo Olímpico nas décadas de 60 e 70. O querido Leonardo prestigia a Império da Kamélia e é um torcedor apaixonado do Olímpico Clube. Pelo seu carisma, simplicidade e bom humor, Leonardo foi carinhosamente apelidado pela comunidade imperiana da negra Kamélia ficando conhecido por muitas pessoas como Mestre Léo. "Fé em Deus, vitória, amor e paz universal" é o lema deste nobre amazonense.
A Kamélia começou a virar página da história do Carnaval amazonense em dezembro de 1938, quando a boneca negra de apenas 75 cm de altura, comprada por quatro mil réis nas Lojas 4.400 e trajada à moda baiana, arrastava multidões pelas principais ruas da cidade, pendurada no galho de uma ingazeira. O flautista Benedito Lacerda foi o seu grande inspirador com a música “Jardineira”, embora a ideia para a criação da Kamélia tenha sido do ex-diretor do Olimpico, Cândido Jeremias Cumaru (popular Kandu). Ela sempre foi um símbolo popular. Participou de ceias e blocos no tradicional bar Avenida até a metade de 1940.
Há muitos anos a Kamélia vem mandando e comandando o Carnaval de Manaus. Desde a Administração Municipal do Prefeito Walter Rayol, a negra irresistível vem recebendo a chave da cidade. Sendo que, em 1958, quando o prefeito era o Senador Gilberto Mestrinho, a bela mulata passou a receber homenagem na chegada, no antigo aeroporto de Ponta Pelada, recebendo a chave da cidade das mãos do chefe do executivo menicipal, antecedendo a maior festa carnavalesca que o Olimpico promovia – o baile Chegada da Kamélia. Com o passar dos anos, as bandas começaram a dominar os eventos carnavalescos. Em 1993, a Diretoria do Olímpico criou a Banda da Kamélia, que vem sendo realizada desde então.
No ano de 2003, a Diretoria cria o programa “Kamélia na Folia”, para mostrar os bastidores do samba, fazendo entrevistas com autoridades e, apresentando as escolas de samba do grupo especial, realizado no Parque Aquático do Olímpico e transmitido pela TV Rio Negro. No mesmo ano, no dia 7 de dezembro, foi criada a Escola de Samba Império da Kamélia.
As cores azul, vermelho e branco que estão presentes na bandeira do GRES Império da Kamélia são as mesmas cores da bandeira do estado do Amazonas (AM) e do Olímpico Clube. A fé está estampada na bandeira tricolor do GRES Império da Kamélia.
Foi terceira colocada do grupo de acesso em 2012.

Carnavais


Ano
Colocação
Grupo
Enredo
2006
B
Kamélia: Assim Nasceu a Minha Escola
2007
B
Compensa 40 Anos - A Gigante da Zona Oeste
2008
4º lugar
B
De um Decreto Imperial Surgiu a Policia Militar no Carnaval
2009
Campeã
B
São Jorge - O Guerreiro da Arte, do Amor e da Fé
2010
9º lugar
A
Cirandas, Os Encantos de Manacá
2011
Vice-campeã
A
Do Arco-da-Velha Coisas que o vento Levou
2012
3º lugar
A
Chico da SIlva e da Selva
2013
A
Sagrado, profano e histórico… a Império da Kamélia pinta o 7 na avenida”
2014
Campeã
A
Celebrando a cultura . . . Kamélia brinca as festas do meu Amazonas


Nenhum comentário:

Postar um comentário