RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL | Para isso, informe seu e-mail digitando-o no campo abaixo e em seguida clique em SUBMIT.
PARA VISUALIZAR AS FOTOS EM TAMANHO ORIGINAL,
CLIQUE SOBRE NELAS !!!

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

PAULO DE LIMA



Ele é um dos mais requisitados fotógrafos de Manaus. Já fez diversos trabalhos em nossa cidade, e é apaixonado por registrar a beleza de nossa terra. É muito procurado por casais, onde transforma, pequenos registros fotograficos, em verdadeiras obras de arte.

Vc pode ver alguns dos trabalhos deste artista, visitando suas pages

ou nosso álbum | https://www.facebook.com/media/set/?set=a.335882809887127.1073741893.176079789200764&type=1&l=a95e2a42ea



VAMOS CONHECER MELHOR ESTE ARTISTA


MOHS - Quem é PAULO DE LIMA? 

PL - Sou uma pessoa simples, um brasileiro que adora viajar e conhecer o mundo, observar as pessoas, mas acima de tudo, sou o pai de 3 filhos Amazonenses, o Lucas com 14 anos, a Luna com 10 anos e a Flor com 2 meses e 23 dias, marido da minha amada esposa, também conhecida como Flor. 

MOHS - Paulo, o que é a Fotografia para você? Como ela entrou na sua vida? 

PL - Fotografia é paixão, é amor, é o que mais gosto de fazer nessa vida, seja trabalhando, seja nas horas vagas, seja apenas registrando a foto apenas na minha memória, mas sem nenhuma câmera. Que eu me lembre, a fotografia entrou na minha vida desde os aniversários em que eu era criança, era todo um ritual naquela época, tínhamos poucas exposições e não podia gastar logo tudo, porque revelar era caro, pelo menos para a minha família era. Lembro que o flash era comprado e era descartável, era um cubo com 4 flashes, você fazia 4 fotos e depois jogava fora e colocava outro, ou seja, se tornava mais caro ainda. 

MOHS - Quando vc se decidiu ser profissional na área? 

PL - Me decidi em 2009 que me tornaria profissional, foi justamente durante o casamento da minha irmã que mora em Natal-RJ, eu decidi comprar uma D300 da Nikon, um flash e ir fotografar o casamento dela. Ela tinha contratado um fotógrafo, mas eu fiz algumas fotos e todos sempre me falavam, “você deveria virar fotógrafo profissional”. Mas eu apenas fotografava por prazer, sem buscar nada em troca, apenas o prazer de fotografar, mais nada.

MOHS - O começo foi difícil ? Os trabalhos surgiam ou vc tinha de correr atrás ? 

PL - O começo sempre é difícil, principalmente para se adquirir seu equipamento, ter um conjunto de lentes bom, isso é o grande problema para quem está começando, mas eu trabalhava em outra área, e resolvi me planejar e adquirir o equipamento que considerava o suficiente para eu realizar o trabalho, assim como agregar mais conhecimento. No ínicio foi no boca a boca com amigos que me indicaram e fui bem devagar, fazendo um casamento inicialmente, um book de gestante em um estúdio bem primário montado em um dos quartos da casa. Lembro até hoje que o suporte para o tecido que comprei era de PVC, mas o importante é que sempre digo, as barreiras sempre vão existir, a questão é, você vai parar nelas?

MOHS - Como vc descreve seu estilo fotográfico ? 

PL - Mesmo trabalhando diariamente com fotografia, eu ainda tenho muito a me definir, mas diria que estou em busca da emoção nas fotos, de um olhar, de um sorriso, uma expressão, apenas a emoção, seja ela qual for.

MOHS - No início, o que vc mais gostava de fotografar? Qual tema? 

PL - Como muitos, eu fotografava natureza. O mundo da fotografia é extremamente amplo e a natureza é o meio que está mais próximo de todos, principalmente para os que a amam, como é meu caso, eu amo a natureza. Na época eu não gostava de fotografar pessoas, hoje é o que eu mais gosto. Tudo é um processo, inclusive da vida do fotógrafo, estamos em eterna evolução e na época eu dizia que não gostava de fotografar pessoas, mas é que eu tinha medo, hoje já não tenho mais esse medo, mas foi um processo natural comigo que pode da mesma forma ser natural com qualquer fotógrafo. 

MOHS - Você costuma fotografar o cotidiano, passeios e autorretratos, só por vontade própria? 

PL - Eu adoro o cotidiano, uma pena que estou um pouco afastado por conta dos compromissos, mas o que gosto é apenas observar até que o momento mágico aconteça e eu ganhe o presente que é uma fotografia, mas é um exercício de paciência. Tudo na vida é uma questão na verdade de prioridades, no momento a minha prioridade está na minha família, e eles é quem eu tenho fotografado mais quando não estou trabalhando, mas existem momentos que preciso de algum projeto pessoal, então eu penso, planejo e faço.

MOHS - Música, literatura, pessoas… O que mais te motiva a fotografar? 

PL - A vida me motiva, tudo nela. Se estou triste eu me expresso na fotografia, se estou feliz, da mesma forma acontece, então eu deixo a água passar debaixo da ponte e sigo a correnteza, deixo ela me levar para ser o mais verdadeiro possível comigo e com a fotografia.

MOHS - Quem são suas maiores influências no universo da fotografia? 

PL - Isso sempre muda, porque como eu comentei, eu estou em um processo de eterno aprendizado, mas atualmente tenho como grande influência os fotógrafos Rafael Benevides e o americano mais brasileiro que conheço, o David Backstead. Sem dúvida grandes nomes como Araquém Alcântara, com quem fiz um workshop em 2013 e o Sebastião Salgado que tem uma história de vida incrível, são meus ídolos, mas tenho alguns em particular que devo muito a eles por terem me mostrado seu trabalho e eu ter buscado neles a motivação para virar fotógrafo um dia, são os meus amigos Maurício Simonetti, Cacau Mangabeira e Raphael Alves. 

MOHS - Qual foto, clicada por você, tem um significado especial? E por quê? 

PL - As fotos do meu filho Lucas, quando ele ainda tinha 1 ano, que fiz com uma câmera de filme, uma antiga Ricoh que nem me lembro o modelo dela, mas era pesada ao extremo..rssss. Existe uma sequência de fotos que fiz dele na garagem de casa em que ele estava há uns 4 metros de mim, e pegava uma pedrinha e fazia que iria colocar na boca, ele olhava com uma carinha sapeca me perguntando com os olhos se podia, e eu estava ali, curtindo aquele momento com ele e fazendo alguns retratos dele. Tenho uma dessas fotos na minha carteira até hoje, porque ali éramos apenas nós, sem falar, sem usar uma palavra, mas com tanta troca e com tanta intensidade entre pai e filho. E ao olhar essas fotos que tenho até hoje, eu ainda vejo aquele curumim danado, mas que agora cresceu, porém continua danado…rssss

MOHS - Vi diversos trabalhos seus, como: Obs.: Acima de cada tópico, haverá uma foto extraída de sua page (somente no blog) -Um ensaio com um rapaz, fazendo poses excêntricas em diversos pontos comuns da cidade; - Um ensaio com uma modelo num viaduto em Manaus; -Fotos de locais à noite; -Fotos de noivas; -Fotos de 15 anos; Qual o estilo que vc mais curte fazer? 

PL - Eu gosto de fazer todos, porque em todos eles existe uma pessoa e hoje o que mais me atrai são as pessoas, seja enquanto elas se emocionam em um casamento, ou mesmo expressando a sua arte de uma forma nada convencional como foi o caso do João Arthur no ensaio Street Pole Dance. Gosto do que não é convencional, do que me desafia e hoje fazer fotos das pessoas é sempre um desafio, porque como disse, no passado eu tinha medo delas, e hoje já não mais, mas eu ainda tenho muito o que descobrir como pessoa, como ser humano e por isso as observo, mesmo em um ensaio de 15 anos, o importante é captar suas expressões e emoções de forma simples e bela, é o que tento fazer neste momento.

MOHS - Vc tem um dom especial em transformar fotos de noivos, em verdadeira obras de arte, esta é sua marca principal como profissional ? 

PL - É engraçado isso…rssss, digo isso porque ali eu uso algumas outras experiências que vivi no passado para mostrar no presente em uma situação totalmente diferente. Vou explicar =D . Como eu disse, eu adorava fotografar a natureza e sempre tive uma relação muito íntima com ela, atualmente eu a interpreto de uma forma melhor, porque se passaram os anos, mas agora existem as pessoas, que são meu atual prazer, então as coisas acontecem de forma totalmente espontâneas. O que posso dizer que tenho procurado é mais a simplicidade, porque no simples é que está o mais belo.

MOHS - Qual foi o trabalho que vc fez, que mais marcou vc? 

PL - Gosto muito dos ensaios que fiz na Arena da Amazônia durante a sua construção, justamente porque a cada ensaio que terminava, ao eu ir embora, passava nos locais, rumo a saída e me questionava, porque não fiz aquilo ou isso? Porque as idéias ferviam e parecia que a obra falava comigo e de fato ela interagia, porque a cada novo ensaio ela estava diferente e com novos cenários, foi uma experiência incrível que pretendo realizar novamente com algo do gênero em breve. E o mais bacana é saber que ao fazer cada foto, ela não poderia ser repetida, porque a obra estava em mudança e nem eu mesmo mais conseguiria fazer de novo, ou seja, eu só tinha uma única oportunidade a cada clique.

MOHS - Que equipamentos costuma usar para fotografar? 

PL - Eu uso duas câmeras full frame da Canon, modelo 1DX e 5D MKII, mas também tenho uma T2i que é uma câmera bem simples. Quero que os que estejam lendo isto que não se apeguem a equipamento, porque tenho fotos lindas com câmera compacta, celular, com a T2i, ou mesmo com a 5DMKII. Isso, não escolho câmera, eu interpreto a luz e a uso ao meu favor ou não. Por isso é uma grande bobagem dizer que a pessoa tem uma câmera top que ela vai fazer fotografias lindas, não mesmo. O importante é saber o que está fazendo, mas para isso tem que estudar e se dedicar, que com o tempo as fotos virão naturalmente.

MOHS - Tem algum, ou alguns, Fotógrafos que usa como inspiração para suas Fotografias atualmente? 

PL - Atualmente o estilo do Rafael Benevides é o que mais me influencia no momento.

MOHS - Como você vê, hoje, essa presença do celular na Fotografia? 

PL - Acho benéfico ao extremo podermos ter registros instântaneos de momentos bacanas e até tenho um projeto para expor apenas fotos de celular usando a luz como o grande diferencial e quebrar o mito de que o equipamento é o mais importante. Porém o celular ainda assim é uma diversão ou forma de expressão, mas não dá pra falar em fazer fotografia profissional com ele e acho que nunca vai rolar, porque pelo menos eu tenho que olhar naquele buraquinho da câmera para entrar no meu universo da fotografia =D

MOHS - Digital ou Analógica? 

PL - Vim da analógica e adoro a experiência da surpresa se fizemos uma porcaria de foto ou uma espetacular, mas atualmente não tem como competir com a digital, então eu por prazer fotografo em PB (preto e branco) com a minha Nikon F3, mas profissionalmente uso a digital.

MOHS - Como vc se posiciona comercialmente no meio da fotografia? 

PL - Sou fotógrafo de casamento, mas que faço eventualmente outros tipo de fotografia, mas meu foco é casamento e ensaio de casais.

MOHS - Existe um fotografia que vc fez, que vc considera a melhor de todas? Qual motivo? 

PL - Não, mas um dia pretendo fazer essa foto.

MOHS - Algum projeto fotográfico que está realizando, ou que ainda pretende realizar? 

PL - Projetos eu tenho muitos, mas no momento ainda em fase de planejamento apenas, porém quem sabem em breve venham algumas surpresas =D

MOHS - Uma exposição com seus trabalhos. Já houve, haverá, ou nunca pensou nisso? 

PL - Já fiz algumas exposições, algumas coletivas e algumas individuais, mas no momento estou buscando expor o trabalho que realizei na fase de construção da Arena da Amazônia, vamos ver se dá certo, apesar que o time passou, mas o trabalho foi feito para ser mostrado e estou em busca disto no momento.

MOHS - Quais seus projetos futuros? 

PL - Fotografar, aprender mais e fazer novos amigos.

MOHS - Se possível, deixe uma mensagem para nossos visitantes que, assim como você, amam fotografar! 

PL - Faça o que for da vida, mas faça o que você ama, porque quando fazemos o que amamos, tudo acontece da forma mais natural  e muitas vezes em uma velocidade mais rápida do que esperávamos. Não faça nada por dinheiro, porque ele não traz felicidade e nunca tratá. São frases clichês sem dúvida, mas por experiência de vida, não existe fórmula melhor. Aos fotógrafos, estudem, experimentem e garanto, nunca é tarde para começar, por isso não desanimem, mas não cobrem qualquer valor, cobrem o justo pelo trabalho que você faz, mas se está começando, faça de graça, faça portfólio e trabalhe muito, que um dia você terá seus frutos. E nunca comentam o erro de achar que sabem tudo, porque quem diz que sabe alguma coisa, ele não sabe de nada, valeu!

MOHS - Deixe seus contatos para quem quiser vc como fotógrafo especial de seus eventos e momentos. 

Celular/Whatsapp (92) 8116-9978
paulo@paulodelima.com.br 
www.paulodelima.com.br

MOHS - Onde encontrar PAULO DE LIMA nas redes sociais?

paulodelimafotografia (instagram)



VEJA OUTRAS TRABALHOS DO FOTÓGRAFO ABAIXO












Nenhum comentário:

Postar um comentário