RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL | Para isso, informe seu e-mail digitando-o no campo abaixo e em seguida clique em SUBMIT.
PARA VISUALIZAR AS FOTOS EM TAMANHO ORIGINAL,
CLIQUE SOBRE NELAS !!!

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

APAE

APAE
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Manaus



A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Manaus surgiu da iniciativa de um grupo de pais com filhos especiais que necessitavam de uma Associação prestadora de assistência a eles na área de educação especial. 

Em Manaus a APAE foi fundada em 04/05/1973 e estando autorizada pela APAE Nacional, a utilizar a marca sob o registro nº 192 de acordo com seu estatuto a gozar de todos os direitos de Associação Filiada.

Começou a funcionar pela resolução nº 102/ 94, do Conselho Estadual de Educação do Amazonas, com uma pequena equipe de professores, voluntários e alguns outros profissionais qualificados para trabalhar com esse público. Nessa ocasião, atendia os alunos em um espaço físico bastante restrito, embora a procura fosse muito grande. Dada a impossibilidade de atender toda o público constituído, viu-se a necessidade de imediata ampliação do espaço físico, o que só foi possível realizar com muita ajuda.

Hoje, a APAE funciona em sede própria à Av. Perimetral S/N – Conjunto Castelo Branco – Parque 10. 

A APAE MANAUS, é uma Sociedade civil, filantrópica de caráter cultural, assistencial e educacional sem fins lucrativos, tem como finalidade promover medidas de âmbito municipal que visam não só ao desenvolvimento das potencialidades das pessoas com necessidades especiais, mas também a sua inclusão na sociedade. 

Temos como missão atender as pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas, pela promoção e articulação de ações educativas para inclusão social, com ênfase nos direitos nas áreas de educação, saúde e assistência social.

A APAE mantém a Escola Ilza Garcia, que oferece Educação Especial, desde 1976, cuja especificidade só foi reconhecida no ano 2000. Nesta escola funcionam 18 salas de aula de Educação Infantil, Oficinas Pedagógicas, Oficinas Profissionalizantes e atendimentos. 

Temos uma equipe multidisciplinar composta pelos seguintes profissionais: Um corpo docente, psicólogos, fonoaudiólogos, assistente sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, médicos e dentistas que acompanham o desenvolvimento do aluno como um todo.

Para custear suas despesas a APAE Manaus, mantém parcerias e convênios com vários segmentos da sociedade ao longo dos seus 39 anos, oferecendo serviços de Assistência Social, Médica e Psicopedagógica com eficiência e seriedade. Por ser pioneira em atuar com educação especial e principalmente pela transparência das ações que executa, a APAE Manaus, tornou-se referencial dentro do âmbito da educação especial no Amazonas.

Missão


Atender as pessoas com deficiência intelectuais e múltiplas, pela promoção e articulação de ações educativas para inclusão social, com ênfase nos direitos das áreas educação, saúde e assistência social.

Fonte: APAE


Nenhum comentário:

Postar um comentário