RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL | Para isso, informe seu e-mail digitando-o no campo abaixo e em seguida clique em SUBMIT.
PARA VISUALIZAR AS FOTOS EM TAMANHO ORIGINAL,
CLIQUE SOBRE NELAS !!!

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

CLUBE DO 4 com TIA CIDA


CLUBE DO 4 com TIA CIDA


Pegue seu Crush e Militos Jack’s; vai começar o programa vespertino mais assistido entre crianças e pré-adolescentes da Manaus pré-boi: “Clube do 4”!

A abertura dava o tom do que viria: Uma cena do Tom & Jerry, ao som de algo instrumental e subindo, caracteres depixels quadradões como vindo de um jogo de Atari, talvez gerados em um CP-500: “A TV A Crítica apresenta” (sobe e sai da tela) “Clube do 4”, com o “4” bem grande e piscando, ocupando o vídeo.

A apresentadora, “Tia Cida”, surgia sempre com o cabelo preso; tinha a habilidade de captar a simpatia, nunca demonstrou qualquer irritação com nada, o que indica sua extrema paciência (o programa não tinha assistentes de controle de plateia);

Era gerado no estúdio, depois passou a ser na parte externa. 

Aos sábados o programa era ao vivo da Danceteria Brilho (funcionava onde hoje é o Amazonas Shopping.

O programa tinha o formato standard “brincadeira+desenho”. As brincadeiras mais frequentes era a da cadeira e uma lá em que uns ficavam andando e quando parasse a música tinha que formar par, permeada por outra em que se precisava levantar a um comando.  Os desenhos eram Tom&Jerry, Pica-Pau e outros da King Features Syndicate.

As apresentações talentosas era um show à parte, com imitadores e dubladores do Menudo, Dominó, Madonna, Cindy Laupper (a música dos Goonies), Metrô, Kid Abelha, Magazine. Ao fim da atração a Tia Cida ia lá entrevistar, assisti certa vez a: “- De onde vocês são? – Do Morro da Liberdade. – Puxa, um beijo e muito carinho a todos vocês do Morro da Liberdade!”. As meninas da plateia não deixavam barato e enchiam os integrantes de beijos.

Umas “bandas” levavam réplicas de instrumentos mas uma ou outra levava guitarras dos veras mesmo. 

Calouros surgiam, geralmente com números dançantes de break e funk.


EU FUI UM DOS QUE DANÇARAM BREAK NO PROGRAMA DA TIA CIDA.

Meu grupo era o "ELECTRON BOYS", e nos apresentamos ao som de Cyndy Lauper "Girls I Just Wanna Heave fun". Íamos de busão, que naquela época não era tão fácil passar um que fosse pra lá. Ficávamos do lado de fora junto com toda a galera, no sol quente, até abrirem os portões. Lá fora, ninguém ligava pra gente, mas era só entrarmos, que virávamos estrelas. As meninas gritavam, corriam pra agarrar a gente, nos beijavam, e tudo mais que um grande astro pode esperar de uma fã. Mas depois, quando terminava o programa, estavam todos (fãs e astros), em pé no sol quente, esperando o mesmo busão e nada ocorria.


A imagem era um caso à parte: muito precária. Desbotada e com pouca definição mesmo para a época, em alguns momentos quase beirava o preto e branco de tão tosca; era borrada, os rostos em close quase eram só sombra. 

Uma outra situação curiosa: em algum momento não havia captação do som da plateia, só sabíamos que havia aplauso porque víamos as palmas, e o som do microfone variava muito em volume, sem utilização de compressor de áudio, havia picos que esgaçavam nos auto-falantes das TVs.

Os enquadramentos também era históricos,  enquanto era gerado no estúdio, se via a imagem vindo de duas câmeras (uma fazia o “over” e o “pan”, a outra, o “close” e o “fade”), mas a câmera da panorâmica tinha uma peculiaridade: parecia estar em plano bem mais alto que as pessoas, de forma que parecia que as víamos meio que de cima pra baixo, com a peculiaridade, claro de que o local era pequeno, o que deixava aquilo estranho. 

O mérito do programa era que, ainda que com tais padrões de qualidades, a audiência devia ser altíssima, tanto que durou, de 84 a 89. A apresentadora, digam o que disserem, mas era adorada pelos participantes e obedeciam ao comando do que dissesse (no cirquinho parece que tinha uma assistente de palco, mas que ia de roupa comum, por isso não tenho certeza se era assistente ou se “estava lá e resolveu ajudar”).

Ainda que aparentemente de baixo orçamento, devia gerar grande resultado para a emissora, e nisso está a genialidade do criador, diretor, apresentadora e produtores da atração: fazer algo simples ser um sucesso!

Outro mérito da atração é que se permitiu ao Manauense se mostrar. Todos nós tínhamos algum colega ou conhecíamos alguém que esteve no programa ou assistia àquilo ao vivo lá – trazendo a sensação de que não era só do Sudeste que surgiam programas infantis, aqui tínhamos os nossos! (o outro era o da “Turma do Tipiti, do Canal 2). Tia Cida era nossa Xuxa (não era a “Xuxa do Amazonas”, pois tal título caberia, posteriormente, a Tatiane Xavier, a “Xuxa do Amazonas”, tenho uma foto com ela tirada aqui em casa, um dia posto).

A quadra, nesta esquina, em frente ao grande campo de barro, era a BRILHO. Casa de Shows, onde por algum tempo foi gravado o "CLUBE DO 4".



11 comentários:

  1. Posta a foto com a Tia Cida pois na internet não achamos nada a não ser a sua foto do blog grata por compartilhar tantas lembranças boas me fizeram viajar no tempo.

    ResponderExcluir
  2. Sou do Grupo domininos, tivermos várias apresentações no circo dá tia Cida

    ResponderExcluir
  3. Sou do Grupo domininos, tivermos várias apresentações no circo dá tia Cida

    ResponderExcluir
  4. Gente. Viajei no tempo agora .
    Eu era empresária do grupo Domino's Boys kkkkk.
    Era meus sobrinhos e amigos que faziam parte do grupo. Fomos varias vezes lá.
    Tbm gostaria muito de saber sobre tia Cida hoje. Infelizmente nao encontramos nada na net

    ResponderExcluir
  5. Fui do grupo menudo do Amazonas gostaria de saber como faço para conseguir as filmagem do clube do 4 com a tia Cida

    ResponderExcluir
  6. Nooossa voltei no tempo, que saudades do programa da Tia Cida, marcou minha adolescência, aqueles garotos lindos que dublavam dominó,menudo, acredito que a primeira apaixononite de muitos garotos e garotas foi através desse programa , pois na época não tínhamos redes sociais, tínhamos que nos ver nesses momentos kkkkk que bom saber que outros tbm compartilham com saudades desse época linda em nossas vidas , hoje sou casada , mamãe e avó, mas me alegro e chego a chorar de alegria porque eu vivi tudo isso , gostaria de saber o que houve com a tia Cida, não encontro nada no google

    ResponderExcluir
  7. Nooossa voltei no tempo, que saudades do programa da Tia Cida, marcou minha adolescência, aqueles garotos lindos que dublavam dominó,menudo, acredito que a primeira apaixononite de muitos garotos e garotas foi através desse programa , pois na época não tínhamos redes sociais, tínhamos que nos ver nesses momentos kkkkk que bom saber que outros tbm compartilham com saudades desse época linda em nossas vidas , hoje sou casada , mamãe e avó, mas me alegro e chego a chorar de alegria porque eu vivi tudo isso , gostaria de saber o que houve com a tia Cida, não encontro nada no google

    ResponderExcluir
  8. Fui do grupo dos menudo bamboninos era o nosso grupo queria consegui as imagens

    ResponderExcluir
  9. Não sei por que não tem fotos da época do clube do 4 na internet com a tia cida

    ResponderExcluir
  10. Como faço pra adquirir as filmagens da época do clube do 4 grupo os mutantes

    ResponderExcluir
  11. Participei de um concurso de dança onde antes teve vários grupos onde antes estivemos no ASA onde ganhamos a primeira vez neste episódio esteve Geração Coca-Cola. Anjo do Rock. Pirâmide. JIPSOM LASER nosso maior adversário.
    Onde no programa da Tia Cida ganhamos a segunda vez.
    Estou tentando resgatar essa história e fazer uma biografia.
    Nosso grupo ( Disneylândia ) como faço pra resgatar essa importante memória.
    Vídeos do concurso ou fotos qualquer coisa ser a bem vinda

    ResponderExcluir