RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL | Para isso, informe seu e-mail digitando-o no campo abaixo e em seguida clique em SUBMIT.
PARA VISUALIZAR AS FOTOS EM TAMANHO ORIGINAL,
CLIQUE SOBRE NELAS !!!

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Os taxis de Manaus no inícios dos 80´s

Os taxis de Manaus no inícios dos 80´s


Os taxis eram amarelos, todo amarelo e todos eram fuscas, até por volta do início de 1983 (havia um ou outro de Brasília, raramente);

Do lado de fora das portas estava pintada a placa. Brancas com letras pretas, que depois mudaram para verdes, e depois vermelhas, sempre iniciando com “AM”. Depois passaram a se iniciar com "TA"

Ao lado do vidro havia um furo, onde nove em cada dez taxis traziam enfiados uma chave de fenda.

Ao lado da porte haviam dois tirantes, era o que havia de “segurança” para o passageiro. Cinto de segurança “pra que?”;

O banco do passageiro era retirado por dois motivos: Primeiro porque os fuscas não tinham 2 portas, e entrar sem o banco da frente do passageiro era mais fácil do que se apertar na inclinação do banco, e porque fuscas não tem  porta-malas, que eram colocadas naquele espaço da frente.


O taxímetro era o Capelinha, movido a corda, com o marcador mecânico que fazia aquele barulho inconfundível quando ele trocava a bandeira;

Estávamos em hiperinflação e o valor do relógio não era o da corrida, mas sim um valor referencial que era consultado em uma tabela;

Alguns colocavam uma corda que ia do relógio para a porta. Era assim que eles fechavam a porta do fusca: puxando a cordinha! (chique!)

Na alavanca do câmbio estava um caranguejo encrustado, era moda nos taxis;

E no banco, uma tela com aquelas bolinhas de madeira, par massagear as costas;

E, óbvio, alguma coisa pendurada no retrovisor precisava ter, e sempre tinha!

O som… se tivesse som! Um Roadstar, com fita do Lafayette, Benito de Paula, Paulo Sérgio, Ricardo Braga ou Evaldo Braga, ou era sintonizado nas poucas rádios manauaras da época.

Só na segunda metade dos Anos 80 (ok, era já 1985) surgiria pasmem, o primeiro taxis com ar condicionado em Manaus, geralmente eram os taxis do aeroporto.

Os taxistas guardavam o dinheiro sob o tapete do carro.

Posted by Marco Evangelista on 10 de março de 2013

Um comentário:

  1. Só esqueceram de falar do ventilador
    12 volts que era parafusado em baixo do painel.....

    ResponderExcluir