RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL | Para isso, informe seu e-mail digitando-o no campo abaixo e em seguida clique em SUBMIT.
PARA VISUALIZAR AS FOTOS EM TAMANHO ORIGINAL,
CLIQUE SOBRE NELAS !!!

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Rua dos Barzinhos

Rua dos Barzinhos


Próximo da Praça da Saudade, a menos de duas quadras descendo a Rua Ferreira Pena, encontramos dois dos melhores ambientes gastrônomicos de Manaus: o gastropub O Chefão e a champanheria A Viúva. Os dois estabelecimentos são iniciativas da mesma pessoa, o empresário e chef Babu Loureiro, e reaproveitaram de forma magnífica dois casarões históricos.

Pub Chefão

O gastropub O Chefão, inaugurado em 2009, é possivelmente o melhor bar e restaurante da cidade. O local reproduz o ambiente típico dos pubs londrinos e é decorado com objetos e móveis de época. Porém, a grande sacada é a incorporação de referências pop atuais, como postêrs de bandas e artistas musicais, HQ's e até mesmo desenhos animados. Dentre todas, as maiores homenagens são aos filmes de gângsters, como Scarface, Os Bons Companheiros e, claro, O Poderoso Chefão, que inspirou o nome do local. O tema está presente até mesmo no cardápio, sendo comum encontrar pratos como Bife Corleone, Filé à Mário Puzo e Massa Scorsese, todas receitas criativas e absolutamente deliciosas. Apresentações ao vivo de artistas de Jazz, MPB e Bossa Nova contribuem para tornar o ambiente ainda mais agradável e romântico.

Não satisfeito com o sucesso do seu primeiro empreendimento, chef Babu inaugurou no início de 2011 a champanheria A Viúva. Localizado exatamente em frente ao Chefão, o espaço consegue ser ainda mais sofisticado do que o seu antecessor, inspirando-se nos típicos cafés franceses. O tom despojado, porém, permanece com a presença bem no meio do salão de uma enorme banheira de gelo cheia de garrafas de champanhes. Aqui a especialidade são os espumantes, mas o local também oferece alguns pratos igualmente criativos e saborosos.

Os dois empreendimentos são parte de um projeto maior do empresário para transformar a Rua Ferreira Pena na rua oficial dos bares e restaurantes da cidade, criando um centro gastrômico ao ar livre onde será possível caminhar de uma opção a outra. Tal espaço, tão comum em outras capitais brasileiras, ainda não existe em Manaus. A rua escolhida é perfeita para essa finalidade, uma vez que quase toda a sua extensão é arborizada e há vários casarões históricos um ao lado do outro que, embora abandonados, ainda conservam suas fachadas originais. O empresário já declarou que pretende abrir uma casa de chá ainda em 2011 e uma casa de massas nos próximos anos. A esperança é que outros empresários sigam este exemplo, requalificando o centro histórico de Manaus como um dos principais pontos de entretenimento da cidade.

Não deixe de ver/fazer:

- Evite os bares que ficam localizados do outro lado da rua, pois estes não são bem frequentados.

- Os pubs O Chefão e A Viúva estão localizadas fora da área de abrangência da Praça da Saudade. Apesar de distarem apenas duas quadras, aconselho cuidado no caminho até lá.

- Os referidos pubs não são exatamente baratos, e os preços das refeições, incluindo o couvert artístico (no caso do Chefão), variam em torno de 50 reais por pessoa. Porém, a qualidade dos pratos, do ambiente e do atendimento valem cada centavo gasto. É também uma ótima oportunidade para conhecer o interior de dois belíssimos casarões históricos reformados. Faça um tour virtual no site do Chefão e comprove. 


IMPORTANTE: A maioria das fotos foi tirada diretamente da internet. Elas tem o único propósito de divulgar as belezas do Amazonas.  Nem eu, e nem a MANAUS ONTEM HOJE SEMPRE®, possuímos direito autoral algum sobre elas. No caso de fotos cujos nomes dos autores não aparecem, isso quer dizer que os mesmos não foram identificados nos sites de onde foram colhidas as fotos. Caso algum autor queira que eu identifique/corrija seu nome na foto, basta deixar um comentário. Da mesma forma, caso algum autor deseje que eu retire a sua foto do blog, basta se manifestar que eu o farei. Obrigado pela compreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário