RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL | Para isso, informe seu e-mail digitando-o no campo abaixo e em seguida clique em SUBMIT.
PARA VISUALIZAR AS FOTOS EM TAMANHO ORIGINAL,
CLIQUE SOBRE NELAS !!!

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Praça da Polícia - Praça Heliodoro Balbi

Praça da Polícia


Revitalizada em 2009, a Praça Heliodoro Balbi, mais conhecida como Praça da Polícia, já se tornou referência no centro histórico de Manaus. Construída em estilo inglês, a praça é a mais arborizada de todo o centro da cidade e conta com diversas espécies vegetais da região amazônica, todas devidamente identificadas por placas, incluindo uma grande Sibipiruna, árvore de copa frondosa e tronco esbranquiçado que, iluminada à noite, domina a paisagem.

Além de possuir diversas esculturas de ferro espalhadas em toda a sua extensão, a Praça tem como principal atrativo suas pequenas lagoas e chafarizes. Em alguns dias, elas iniciam o chamado “balé das águas”, no qual jatos de água iluminados dançam ao som dos mais variados estilos musicais. A Praça conta também com um belíssimo e centenário coreto feito de ferro com detalhes em vidro. Localizado bem no meio da Praça, ele serve de palco para pequenos concertos de música clássica que ocorrem periodicamente.

Monumentos Históricos


A Praça da Polícia possui ainda três importantes construções históricas nas suas imediações. De um lado, o prédio do Colégio Estadual D. Pedro II. Principal instituição de ensino primário e secundário durante o ciclo da borracha, o prédio ainda hoje funciona como escola pública.

Já do outro lado da Praça encontra-se o Palacete Provincial. Em tons fortes de vermelho e com dezenas de janelas, o prédio servia antigamente como Quartel da Polícia Militar, daí o nome popular da Praça. Reformado, hoje abriga vários museus em seu interior, como a Pinacoteca do Estado, o Museu da Numismática (com uma incrível coleção de moedas, até mesmo quadradas!), o Museu da Arqueologia e o Museu da Polícia Militar.

Se você é fã de cinema (como eu), o Museu da Imagem e do Som, também presente no Palacete, impressiona pelo grande acervo de filmes clássicos em DVD. A melhor parte é que todos estão disponíveis para serem vistos de graça nas dependências do Palacete. 

Mais talvez o melhor salão do Palacete seja justamente o primeiro, no qual você pode observar, através de fotos e painéis, a situação degradante em que se encontrava o Palacete e a praça e todo o processo posterior de reforma dos mesmos. É um verdadeiro sopro de esperança para os demais prédios e logradouros históricos da cidade que precisam ser revitalizados, provando que, por pior que seja a situação atual, não há nada que doses certas de vontade política e competência técnica (mais até do que o dinheiro em si) não possam recuperar.

Não deixe de conferir também a cela memória nos fundos do Palacete, que mostra o local onde os criminosos eram aprisionados na época em que o prédio servia de Quartel Militar. Além disso, em alguns domingos, há concertos de música (em geral, MPB) às 19h. O prédio está aberto à visitação guiada e a entrada, por incrível que pareça, é gratuita.

Apesar de não ser visível a partir da praça, uma pequena caminhada de menos de dois minutos em direção à Av. Eduardo Ribeiro revela a imponente Biblioteca Pública do Amazonas. O prédio é uma das grandes jóias da Belle Époque e, se o seu exterior já impressiona, o encanto apenas aumenta ao nos deparmos em seu hall de entrada com uma bela escadaria metálica que leva ao saguão superior, amplo e com um teto cheio de detalhes. As salas de leitura são menores e mais simples, mas ainda assim se revelam bem aconchegantes ao aliar elementos históricos, como os pisos feitos de cerâmica portuguesa e madeira, com traços mais modernos, como poltronas e puffs alcochoados.      

Bares e Restaurantes


Próximo da Praça você ainda encontra boas opções gastronômicas. Dentro do Palacete Provincial está situado o Café do Pina, uma simpática lanchonete cuja decoração é inspirada nos bares de Manaus do século XIX. Aos domingos, eles também oferecem  um café-da-manhã regional. Em 2011, foi inaugurada uma outra unidade do Café do Pina, dessa vez no meio da praça, de forma a atender aos clientes nos horários em que o Palacete encontra-se fechado. O local é bastante agradável e diria que até mesmo romântico, especialmente à noite, já que permite fazer um lanche sob as frondosas árvores da praça.

Enquanto isso, do outro lado da rua encontra-se um dos mais tradicionais restaurantes da cidade: a Cantina Fiorentina. Especializado em massas italianas, o restaurante também oferece pratos a base de carne, frango e peixe. Nos finais de semana, ele dispõe várias mesas na calçada para atender seus clientes, mas o melhor mesmo é ficar em uma das mesas do segundo andar, de onde se tem uma visão privilegiada da Praça. O restaurante abre para almoço e jantar e os preços são bem convidativos, em torno de R$20 por pessoa.

Ao lado da Cantina Fiorentina, há uma unidade do restaurante self-service Alemã Gourmet, o qual também é uma boa opção para o almoço.  

Não deixe de ver/fazer:

Andar calmamente pela praça, apreciando seus caminhos sinuosos sob a sombra das árvores.

Visitar os museus do Palacete Provincial.

Lanchar no Café do Pina, seja dentro ou fora do Palacete Provincial.

Visitar a Biblioteca Pública do Amazonas.

- A entrada no Palacete Provincial e na Biblioteca Pública é gratuita.

- Visite a Praça da Polícia no final da tarde, quando os monumentos começam a ser iluminados e o calor dá uma trégua.

- O local é completamente seguro e livre de mendigos e camelôs, inclusive à noite.

Para ver fotos da Praça da Polícia, clique aqui. 

Contatos

Palacete Provincial
Telefone: (92) 3622 8387 / 3635 5832
Horário de funcionamento: Ter. à Qui. das 9h às 19h / Sex. e Sáb. das 9h às 20h / Dom. das 16h às 21h.

Biblioteca Pública do Amazonas
Telefone: (92) 3234 0588 / 3232 4503
Horário de funcionamento: Seg. à Sex. das 8h às 20h / Sáb. das 9h às 14h


IMPORTANTE 1 : A maioria das fotos foi tirada diretamente da internet. Elas tem o único propósito de divulgar as belezas do Amazonas.  Nem eu, e nem a MANAUS ONTEM HOJE SEMPRE®, possuímos direito autoral algum sobre elas. No caso de fotos cujos nomes dos autores não aparecem, isso quer dizer que os mesmos não foram identificados nos sites de onde foram colhidas as fotos. Caso algum autor queira que eu identifique/corrija seu nome na foto, basta deixar um comentário. Da mesma forma, caso algum autor deseje que eu retire a sua foto do blog, basta se manifestar que eu o farei. Obrigado pela compreensão.

IMPORTANTE 2 : Os horários de visitas, Valores e Contatos dos locais apresentados nesta postagem, podem sofrer alterações sem aviso prévio. Caso você tenha conhecimento de que uma destas informações está errada, por fovor entre em contato com a gente e nos avise. Obrigado.

NOSSO CONTATO: manausohs@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário