RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL | Para isso, informe seu e-mail digitando-o no campo abaixo e em seguida clique em SUBMIT.
PARA VISUALIZAR AS FOTOS EM TAMANHO ORIGINAL,
CLIQUE SOBRE NELAS !!!

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Presidente Figueiredo

Presidente Figueiredo

Presidente Figueiredo, localizada a 107 km ao norte de Manaus, é uma das poucas cidades aonde se pode chegar de carro a partir da capital. Após pouco mais de uma hora dirigindo pela rodovia BR-174 (que liga Manaus à Boa Vista e também à Venezuela), chega-se à sede do município.


Terra das Cachoeiras

Conhecida como a Terra das Cachoeiras, Presidente Figueiredo é destino rotineiro dos manauaras durante o fim de semana. São mais de 100 cachoeiras catalogadas, de diversos tamanhos e formatos, além de várias corredeiras, grutas e cavernas, o que possibilita a prática de esportes de aventura como rafting, bóia cross, caiaque, tirolesa, rapel, espeleologia, arvorismo e trilhas na selva.

A cidade em si até que é bastante estruturada, se considerarmos que estamos falando de uma pequena cidade do interior do estado. Há vários restaurantes regionais espalhados pela cidade e uma oferta muito boa de pousadas e pequenos hotéis que, apesar de simples, são organizados e confortáveis. Ao contrário dos típicos hotéis de selva da região, os preços praticados são justos e cabem no orçamento de qualquer turista.

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado logo após a entrada da cidade, é um presente para qualquer visitante. Exibindo diversas fotos das belezas naturais da região, o local é organizado e conta com uma equipe capacitada e instruída para lhe dar todas as informações necessárias sobre o que ver e fazer em Presidente Figueiredo. Uma passada aqui é mais do que recomendável antes de iniciar qualquer passeio. Não se esqueça de pedir informações sobre a contratação de guias (os quais não são caros) e pegar um pequeno mapa com a localização de todas as atrações do município.


Beleza Amazônica

Imponentes paredões de pedra, raízes e folhas secas que se espalham por toda a superfície do solo e águas de cor âmbar distinguem as cachoeiras e grutas de Presidente Figueiredo de similares localizadas em outras regiões do país. Aqui, você não irá encontrar o típico cenário paradisíaco com piscinas naturais de águas azuis rodeadas por flores coloridas, mas sim um ambiente único cuja beleza e encanto vêm do seu aspecto naturalmente selvagem e da sensação de isolamento que ele impõe. Cercados apenas por milenares rochas areníticas e pelo verde intenso das árvores, a sensação é de estarmos perdidos em um pequeno oásis no meio da maior floresta do mundo... o que, nesse caso, é a mais pura verdade.

Apesar do intenso fluxo de manauaras nos finais de semana, a maioria das belezas naturais de Presidente Figueiredo permanece desconhecida do grande público. Apenas cinco ou seis cachoeiras são visitadas com frequência, além de existirem diversas grutas e corredeiras que quase ninguém ouviu falar. Assim, divulgo abaixo não apenas os destinos mais famosos de Presidente Figueiredo, mas também as suas atrações injustamente ignoradas ou esquecidas.

Resumindo...

Distância de Manaus: 107 km

Como chegar (duração / custo de ida):

Ônibus (2 horas /17 reais)

Com carro próprio, seguindo pela BR-174.

- A BR-174, no trecho que liga Manaus a Presidente Figueiredo, está em bom estado de conservação. Além disso, a floresta no entorno da estrada encontra-se bastante preservada, o que garante a visão de belas paisagens, como os vários igarapés que margeiam o caminho.

- Para realmente aproveitar Presidente Figueiredo, é necessário ficar pelo menos dois dias na cidade (e ainda assim não dá para ver tudo!). 

- Em feriados prolongados, as pousadas costumam ficar lotadas. Assim, vale a pena reservar os quartos com antecedência nessas épocas.

- As cachoeiras são distantes umas das outras. Logo, se você não estiver com carro próprio, a viagem ficará mais cara, pois será necessário contratar táxis ou moto-táxis na cidade. 

- A maioria das cachoeiras, grutas e cavernas está localizada em propriedades particulares, sendo necessário pagar de 5 a 10 reais por pessoa para poder entrar.

- Não deixe de passar no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) antes de iniciar qualquer passeio. Peça informações sobre guias turísticos e pegue um pequeno mapa com a localização de todas as cachoeiras, cavernas e corredeiras catalogadas.

- A prática de bóia cross / rafting / caiaque apenas funciona na época das cheias, entre fevereiro e junho.

- As cachoeiras de Presidente Figueiredo são todas de pequeno e médio porte, variando de 3 a 30 metros de altura. O grande atrativo, portanto, não é o seu tamanho, mas sim o seu entorno. Por isso, prefira aquelas cachoeiras que são mais isoladas (citadas acima), as quais realmente passam a sensação de como é estar no meio da selva.

- Algumas cachoeiras são mais bonitas na época da cheia dos rios, como a da Pedra Furada, enquanto outras são mais bonitas na vazante, como a da Iracema. Portanto, não importa a época do ano, sempre é um bom momento para ir até Presidente Figueiredo.

Contatos

Rodoviária de Manaus
Telefone:  (92) 3632 2568

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Presidente Figueiredo
Telefone: (92) 3324 1308

Nenhum comentário:

Postar um comentário