RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL | Para isso, informe seu e-mail digitando-o no campo abaixo e em seguida clique em SUBMIT.
PARA VISUALIZAR AS FOTOS EM TAMANHO ORIGINAL,
CLIQUE SOBRE NELAS !!!

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

ESCOLA DE SAMBA DO CIGS - Unidos da Selva


ESCOLA DE SAMBA DO CIGS,
a "Unidos da Selva" fez a história quando Manaus tinha 320 mil habitantes.

A Unidos da Selva surgiu dentro do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), do Exército brasileiro. Ora, como levas e levas de cariocas viam servir na Amazônia, eis que vários deles faziam nos finais de semana suas batucadas, o seu samba bem intimista. Até que, em 10 de dezembro de 1970, resolveram estes militares criar uma escola de samba nos moldes do que era feito no Rio de Janeiro. O nome? Há! Tinha que ser algo diferenciado… E aí surgiu a Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Selva. 

A princípio, a maioria dos integrantes era composta de cariocas, depois foi se abrindo para a entrada de todos os que serviam no CIGS e, no ano seguinte, 1972, de moradores do bairro São Jorge. As suas cores: verde e branco. 

No primeiro desfile, a SELVA desceu a avenida Eduardo Ribeiro com menos de 100 integrantes, mas, para à época, já era “muita gente”. 


A Escola, que tinha como símbolo uma onça, desfilou até 1976. 

Nesses anos de glórias, nos desfiles na avenida Eduardo Ribeiro, a Selva disputava com até três sambas de enredo, o que também era normal para Manaus. Disputava os desfiles com as escolas Unidos da Cachoeirinha, Boulevard e São Francisco. O único embate, com a então nascente Vitória Régia, foi em 1976. 

A Unidos da Selva ganhou os campeonatos de 1971/1972/1973/1974 (tetra) e 1976. Portanto, só perdeu o de 1975. 

À época, tanto as escolas de samba do Rio de Janeiro como as de Manaus tinham uma outra estrutura de desfile. Os carros alegóricos eram pequenos e feitos de madeira. Havia diversos tripés e as fantasias dos brincantes eram muito simples. Na verdade, foi somente em 1974 que surgiram os tais carros. A Selva desfilava com uma média de 250 componentes, a partir de 1973 – assim como as outras escolas de Manaus.

 No Rio, esse número crescia para até 800 pessoas (há um vídeo do desfile da Portela, de 1981, onde o narrador da TV se surpreende com o “gigantismo” da escola, que contava naquele ano, com cerca de 1.500 componentes). 

A bateria da Unidos da Selva era composta em média por 50 batuqueiros. Jailton Sodré era um dos “puxadores”. 

Em 1972 desfilaram na Eduardo Ribeiro as Escolas de Samba da Cachoeirinha e a Unidos da Selva. A Unidos da Selva levou para o asfalto, três sambas de enredo, já que naquele tempo podiam concorrer quantos sambas fossem compostos. Um deles era “exaltação à Manaus”, de Costinha e Cabo Gilson; 

Trecho do samba: 

“Desde a legendária Fortaleza de São José do Rio Negro/ 
Que Manaus surgiu…./ 
E tornou-se a “Maioral”…/ 
Nos Tempos áureos da borracha Esta estrela magistral…” 

Outro tinha o título: “Nem vem meu amor”, de composição do sargento Sílvio, e o terceiro samba da verde e branco, do soldado Ferreira, “Certo trecho da história”. 

Em 1976, devido a crises internas, a escola fez seu último desfile campeoníssimo. 

Vários dos militares daquela época participaram da agremiação, dentre eles o ex-prefeito de Manaus Jorge Teixeira e o sambista Jailto Sodré, que é cronometrista da AGEESMA.

Fonte: BLOG do MARCOS SANTOS | http://www.blogmarcossantos.com.br

Copyright © Blog do Marcos Santos



Um comentário:

  1. A Escola de Samba Unidos na Selva surgiu na 12ª Cia de Material Bélico. Os Cabos e Soldados que dela participavam eram oriundos de Recife. O primeiro a fazer um Samba enredo foi o cabo Sodré. Os primeiros treinos da bateria foi na casa (PNR) do 1° Ten Iberê Mariano da Silva, criador da ideia. A Bandeira era separada na diagonal por cores branca e Verde. com a cara de uma onça no meio dela. Significava a civilização chegando na selva. Os instrumentos eram da Banda de Música do 1º BIS. Após alguns treinos, o Comandante da 12ª Cia MB Major Haroldo entrou em contato com o Cel Teixeira Comandante do CIGS e presidente do Círculo Militar de Manaus e este aderiu e possibilitou que os demais treinos fossem realizados no Círculo Militar. No desfile, para segurança contra intrusos, a 1ª Cia PE protegia a escola cercando-a com cordas. O Cel Teixeira, fantasiado de Baiana e outros oficias desfilaram na Comissão de Frente. Praças de outras Organizações militares e familiares engrossaram o efetivo da Escola. Vide o apoio de jornais, apoio do comércio, prefeitura e rádios e TV da época.

    ResponderExcluir