RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL | Para isso, informe seu e-mail digitando-o no campo abaixo e em seguida clique em SUBMIT.
PARA VISUALIZAR AS FOTOS EM TAMANHO ORIGINAL,
CLIQUE SOBRE NELAS !!!

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Praça Dom Pedro II

Praça Dom Pedro II


Conjunto de importantes referências arquitetônicas e arqueológicas e palco das transformações históricas que compõem o centro antigo de Manaus, a Praça Dom Pedro II foi Inaugurada em 1897, e era inicialmente cercada de gradis (removidos em 1907) e instalados na entrada sul do Mercado Adolpho Lisboa. 

A Praça possui um chafariz e um coreto em ferro feito pela empresa inglesa Francis Morton & Cia. Limited Engineer (Liverpool). A Praça foi construída, segundo informações do Iphan,  sobre um cemitério indígena, descoberto no final do século XIX, e registrado como sítio arqueológico na década de 60 do século XX. 


O entorno, com construções arquitetônicas e logradouros possui pontos recuperados e outros em claro abandono. Compõem o entorno da Praça o Paço da Liberdade, o Hotel Cassina, transformado no Cabaré Chinelo, após a crise da borracha; o Palácio Rio Branco, construído no terreno onde existiu a cadeia pública, antiga sede da Assembleia Legislativa; e o edifício do Instituto de Aposentadoria e Pensões de Empregados e Transportes e Cargas. Destes, apenas o Paço e o Palácio Rio Branco passaram por reformas e restauração.


Trabalhos de requalificação urbanística foram efetuados na Praça,no coreto e no chafariz além de trabalhos de drenagem, irrigação, pavimentação, sinalização, mobiliário urbano e paisagismo.





Fotos Atuais - Cláudia Nascimento e Carolinie Gaia

Fotos Antigas - Internet e Acervo MOHS

Fonte: Site Cidades Amazonicas

3 comentários: