RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL | Para isso, informe seu e-mail digitando-o no campo abaixo e em seguida clique em SUBMIT.
PARA VISUALIZAR AS FOTOS EM TAMANHO ORIGINAL,
CLIQUE SOBRE NELAS !!!

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Praça da Saudade

Praça da Saudade


Revitalizada em 2010, a Praça da Saudade é o mais novo logradouro histórico a ser devolvido para a população de Manaus. Construída há mais de 100 anos, a Praça havia sofrido diversas intervenções ao longo das décadas, sendo totalmente descaracterizada. Para a sua revitalização, foi recuperado o seu traçado original, onde diversas linhas, de todos os cantos da Praça, levam diretamente ao monumento central de Tenreiro Aranha, primeiro presidente da Província do Amazonas, sustentado de maneira imponente em um grande altar de mármore adornado com escudos de bronze.

Apesar de relativamente pequena, a Praça da Saudade é um local extremamente agradável que, rodeado por árvores e jardins que exibem centenas de flores amarelas, tornou-se um ponto bastante frequentado no centro de Manaus. É possível fazer uma rápida refeição em uma das duas lanchonetes instaladas no local, ou simplesmente ler um livro sentado em um dos seus vários bancos. Além disso, por estar localizada em uma área sem prédios altos, é o melhor local no centro da cidade para se observar o céu durante o entardecer.

Em frente à Praça, está o prédio do Atlético Rio Negro Clube, um dos times de futebol do estado. No local, há cerca de cem anos atrás, existia um cemitério, daí o nome popular da Praça.


Reforma Incompleta

Apesar de a revitalização feita ser louvável, ela ainda está incompleta. O projeto original incluía o fechamento da rua à esquerda da Praça, restringindo-a somente para o tráfego de pedestres e revitalizando os vários casarões históricos em sua extensão, no mesmo estilo do que foi feito no Largo de São Sebastião.

Por enquanto, os casarões não apenas continuam sem cuidados, como também abrigam os infames "inferninhos", que são bares de frequência suspeita. Estamos esperando (e rezando) pela conclusão do projeto.

Não deixe de ver/fazer:

Apreciar o entardacer sentado em um dos vários bancos da praça. Se estiver acompanhado, melhor ainda.

Visitar os gastropubs O Chefão e A Viúva.

- Visite a Praça da Saudade no final da tarde, para apreciar o céu ao entardecer e depois admirar o espaço todo iluminado.

- O local é completamente seguro e livre de mendigos e camelôs, inclusive à noite.


IMPORTANTE: A maioria das fotos foi tirada diretamente da internet. Elas tem o único propósito de divulgar as belezas do Amazonas.  Nem eu, e nem a MANAUS ONTEM HOJE SEMPRE®, possuímos direito autoral algum sobre elas. No caso de fotos cujos nomes dos autores não aparecem, isso quer dizer que os mesmos não foram identificados nos sites de onde foram colhidas as fotos. Caso algum autor queira que eu identifique/corrija seu nome na foto, basta deixar um comentário. Da mesma forma, caso algum autor deseje que eu retire a sua foto do blog, basta se manifestar que eu o farei. Obrigado pela compreensão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário