RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL | Para isso, informe seu e-mail digitando-o no campo abaixo e em seguida clique em SUBMIT.
PARA VISUALIZAR AS FOTOS EM TAMANHO ORIGINAL,
CLIQUE SOBRE NELAS !!!

terça-feira, 8 de abril de 2014

Entrevista com DJ RAIDI REBELLO

O mais famoso e popular Dj do Norte do País, O melhor do Brasil eleito por uma revista especializada, revela alguns de seus segredos profissionais, que com certeza, vai também matar a curiosidade de muita gente em Manaus.

1 - Como surgiu o interesse pela música?
R – Meu pai foi músico amador e adorava musica. Cresci ouvindo musicas de artistas tão diferentes como, Ray Coniff e Luiz Gonzaga, Glenn Muller e Miltinho, Waldir Camon e Nat king Cole, Elvis Presley e Elza Soares, rsrsrsrs, bem eclético meu pai era né?.

2 - Quais são suas influencias? –
R – Alem dos artistas já citados acima, tive uma fase roqueira onde adorava Pink floyd, Led Zeppellin e Emerson, Lake and Palmer, rsrsrsrs, depois disso tive um surto de adoração pelo rock sinfônico do ex tecladista do grupo Ingles Yes, o Rick Wakeman, tudo isso combinado pelo deslumbramento que o swing da Black music americana nos primórdios da Disco despertava em mim, me fazendo um consumidor compulsivo de tudo o que conseguia comprar.

3 - Como surgiu a idéia de ter uma "Equipe" para preparar seus eventos?
R – Na realidade a ideia de Equipe de som me acompanhava desde que tinha começado ir fazer festinhas nas casas dos amigos, as famosas “brincadeiras”, dificilmente tínhamos todo o equipamento necessário, ai vários amigos juntavam seus discos, outros emprestavam cxs de som, outros uma stroboscopia, outros um aparelho de som, outros um tocadiscos e assim conseguíamos fazer nossos bailinhos nas garagens e nas salas de estar das casas, comemorando de tudo, de batizado de boneca a aniversario do irmãozinho mais novo, rsrsr!!
Quando comecei a tocar profissionalmente, criei uma equipe com o nome de equipe aquarius, que me ajudava a fazer a black Laser do Rio negro, no inicio dos anos 80, mas precisamente, em 81, essa equipe tinha mais de 10 componentes e todos trabalhavam para montar a discoteca, que funcionava todos os domingos no parque aquático do rio negro..

4 - A "Equipe Dance Mix", alcançou o seu auge em que época ???
R – Bom , a equipe Dance mix surgiu em 1986, quando eu já estava no cheik Club, teve vários componentes, mas o final dos anos 80 e o inicio dos anos 90 foram os anos em que ela teve mais influencia na cena eletrônica da época em Manaus.

5- Sabemos que a Equipe Dance Mix, se tornou uma "febre" no Amazonas. Quantas casas vcs tiveram funcionando ao mesmo tempo?
R – No inicio dos anos 90 chegamos a ter 5 casas ao mesmo tempo, cheik, Bancrevea, Hot Mix, artshow, caxanga e Tb varias outras como Broadway, amazonas show Club, uaiki, factory, ate a Starship, pouco antes de fechar definitivamente chegou a ser comandada pela equipe Dance Mix.

6 - Num certo período, a "Equipe Dance Mix" produziu alguns remixes de músicas nacionais, como foi o sucesso de KÁTIA FLÁVIA, do Fausto Fowcet. De onde surgiu esta idéia ???
R – Esse remix, foi feito por mim e pelo Dj Alex Marks na cabine de som da Factory Disco, uma casa que surgiu em 1987, onde tinha funcionado a Faces in The groove, surgiu de uma brincadeira que consistia em tocar o teclado de inicio, usando notas musicais que existiam na própria música,e a partir daí a ideia era criar um remix mais dançante para a música Kátia Flavia que era um estouro na época, principalmente na matine da Factory!!

7 - Outros dois marcos foram excepcionais para a DANCE MIX se tornar uma potência das danceterias, nas décadas de 80, 90 e no início do novo século. Me refiro aos MEDLEYS produzidos pela DANCE MIX e AS ILUMINAÇÕES EXTRAORDINÁRIAS que eram um show a parte nas noitadas. Como surgiram as idéias de trazer tanta tecnologia para as danceterias e como surgiu a idéia dos MEDLEYS.
R – Os medleys foram uma ideia minha, desde 1986, junto com o ricardo Guedes,
Quando fizedmos o primeiro deles, a partir desse ano, eu queria fazer uma espécie de retrospectiva, com as musicas que tinham tocado durante todo aquele ano, essa restrospectiva que batizamos de medleys, era para tocar no meu programa de radio e isso acabou virando uma tradição e uma coisa muito esperada no final do ano na programação da radio!!
A iluminacao do cheik era formada por qualquer novidade que saísse das fabricas nacionais ou internacionais! Na época, ocorreu um fato interessante, havia uma grande fábrica de iluminação no Brasil chamada movie color, (existe ainda), essa Fabrica, através da Eletrica Palácio, uma loja especializada em eletricidade e que vendia tudo que havia em iluminação sendo fabricada no Brasil, importavam equipamentos novos europeus pra serem copiados pela movie color, e esses equipamentos, depois de copiados eram vendidos pela Palacio com exclusividades!! Os equipamentos originais, normalmente era eu quem comprava, pelo fato de que tinham varias casas noturnas de São Paulo querendo o aparelho, se a Palácio vendesse para uma delas, as outras ficariam chateadas e poderiam ir comprar em outro lugar, por isso era preferível vender para o cheik, que não concorria com ninguém, era bem longe de são Paulo, e evitava que a Palacio perdesse clientes, rsrsrsrsrsrs!!

8 - Depois de surgir o DJ RAIDI REBELLO, milhares de outros "DEE JAYS" surgiram. Como vc viu esta epidemia de novos DeeJays surgindo a cada minuto?
R – Na realidade , o sucesso da profissão, que se tornou muito divulgada pela mídia e a facilidade que a tecnologia passou a propiciar, possibilitaram essa explosão de Djs, alguns talentosos, mas a maioria apenas aproveitando a onda!!
Isso trouxe muita gente que não depende da profissão para sobreviver e acabou nivelando o mercado por baixo, economicamente falando, ficou muito barato e facil dizer que é dj, e isso acabou aviltando pó mercado, fazendo com que pouquíssimos DJs hj em dia, vivam exclusivamente da profissão!

9 - Muita gente pensa que para ser um DJ é só pesquisar música. É isso?
R – Claro que não, ninguém vira dj ou se torna Dj, nos nascemos Dj!! Ser dj exige alem de um dom nato, ter conhecimento musical, bom gosto e acima de tudo amar a música, suas vertentes, ritmos e generos, sem preconceitos!!

10- Como é avaliado um DJ?
R – Em primeiro lugar pelo seu repertorio musical, depois pelo seu conhecimento, sua técnica e acima de tudo bom gosto e bom senso musical, coisa que poucos sabem sequer o que é!

11 - Como vc ver, os "DEE JAY" de festinhas, que cobram barato e usam programas como o "Virtual Dee Jay"?
R – Não tenho absolutamente nada contra, o equipamento não faz o Dj. Quanto a questão do preço, eles precisam tomar consciência que o fato deles desvalorizarem seu trabalho, para ter chance de tocar e aparecer como dj em algum evento, fará com que ele fique rotulado como dj de baixo preço e nunca mais conseguirá cobrar o valor que realmente ele poderia valer.

12 - Qual foi o lugar que vc tocou (cantaram) que foi mais marcante?
R- Nossa, essa talvez seja a pergunta mais difícil da entrevista, rsrsrs, já tive vários locais que recordo com muito prazer, desde minha primeira cabine de som, na boite mid som em 1978, passando pela boite uirapuru e o Studio tropical, onde tocava para um publico médio de 5000 pessoas, em 1985!!!
Depois a transformação do Cheik club de um club comum na mais completa danceteria do norte do Brasil, com som e luz comparável as melhores casa do Brasil na época, as minhas noites do flash back que continuam a me emocionar, minhas participações na Studio disco que me deixam eufórico, impossível escolher um momento somente!!

13 - Vc é uma pessoa dedicada, firme que nunca desiste?
R – Sou uma pessoa dedicada, sou batalhador, mas, já desisti de algumas coisas, quando vejo que posso conseguir resultados melhores com outras opções!

14 - Vc cria oportunidades para interagir com a galera?E o resultado é sempre bom?
R – Procuro sempre escolher músicas no meu repertorio, que me coloquem em comunhão com a galera que ta na festa, a sequencia que faço, sempre procura lembrar musicas que provocarão boas lembranças! Acho que as vezes o dj esquece sua missão mais importante, fazer a moçada dançar, se emocionar, criar climas e ambientes contagiantes!

15 - E as mixagens, que lhe tornaram um mestre no que faz... como surgiu? Quem lhe inspirou a usar a técnica que vc usa?
R – Na realidade, não tive um mestre inspirador, e sim vários, lembro que ouvia fitas de DJs como ricardo lamonier, gregao, Ademir lemos etc..
Comecei a perceber que havia matemática envolvida naquilo, alem de notas musicais, frequências sonoras etc.. a medida que eu aprofundava meu conhecimento nessas áreas eu aprimorava meu estilo, e quando as batidas se tornaram mais eletrônicas, nos anos 80, eu consegui me destacar em Manaus, principalmente pelo conhecimento de musica, frequencias, notas musicais etc.,. Conhecimento este, que eu tinha buscado em são Paulo através de vários cursos e isso me diferenciou definitivamente dos outros DJs em Manaus, que continuaram parados no tempo, mixando da mesma forma que tinham aprendido no final dos anos 70.

16 - Hoje RAIDI, podemos encontrar músicas boas na internet e baixá-las sem difilcudades. Mas naquela época, conseguir uma boa música só em vinils importados. Qual a dificuldade, nakela época, de ter acesso a este material?
R - Existiam 3 grandes dificuldades/ Preço/ onde comprar e o que comprar.
O preço, porque um disco de vinyl com uma única musica custava 20 dolares ou 45 reais a valores de hj,
O local para comprar, existiam algumas lojas no Rio e em São Paulo que importavam os discos e poucos podiam se dar ao luxo de viajar ate la para comprar ou ser amigo do dono da loja e conseguir que ele se desse ao trabalho de tocar a musica para vc ouvir pelo telefone e escolher o que vc queria.
E Tb tinha a dificuldade de vc saber o que comprar, afinal as musicas não estavam disponíveis para vc ouvir e escolher na internet como hj, os DJs que tinham seus discos, escondiam as capas, e ate os rótulos dos discos para dificultar que fossem adquiridos copias dos mesmos, vc tinha de se basear na maioria das vezes no seu feeling musical para escoilher as musicas que seriam sucesso na sua pista de dança, e isso, graças a deus , eu sempre tive..

17 - Como vc ver a internet no seu campo de atuação? Ela facilita ou dificulta sua vida, musicalmente falando?
R – Acho que musicalmente ela facilita muito, so que não somente para mim, ou seja, a internet democratizou o acesso a todos, para a boa musica, para os lançamentos, para novas versões etc... o que diferencia é o que vc pode e vai fazer com esse material disponível, seu feeling tem de ser bem apurado, afinal tem muito lixo na internet.

18 - O que você acha dos novos remixes que estão rolando?
R – Acho que a grande maioria é de ma qualidade, principalmente os feitos caseiramente pelos DJs, cortam as baixas frequências para conseguirem mudar o groove das musicas e interferem desastradamente na qualidade musical e na ideia original do verdadeiro autor.

19 - Qual a principal característica do DEE JAY RAIDI REBELLO?
R – Conhecimento musical, tecnologia, emocão/

20 - Qual música não pode faltar numa balada animada pelo DJ RAIDI REBELLO?
R – Depende da década que eu estiver tocando, se for anos 70, tina Charles e Donna Summer, se for anos 80, alphaville, lisa lisa e Madonna, se for anos 90 double you, culture beat e ice mc

21 - Vc já foi o cara responsável por lançar muita coisa nova em Manaus. Hoje vc é visto como o MESTRE DO FLASHBACK. Como vc vê isso ???
R – Foi uma opção profissional e pessoal minha. As musicas que estavam sendo lançadas a partir do inicio da década de 2000 não me agradavam e o rumo que a dance music, ou musica eletrônica, estava tomando já mostrava que poucos iriam gostar daquele novo estilo. Como sempre fui um dj que gostou de tocar para muita gente, apostei no flash back e graças a deus foi uma aposta bem sucedida.

22 - Afinal, o DEE JAY RAIDI REBELLO ficará focado sempre nos FLASHBACKS em suas festas, ou poderemos lhe ver bombardeando a cidade com novidades qualquer dia destes?
R – No momento não tenho nenhuma intenção de voltar a tocar musica nova, mas isso acontecer, principalmente se eu sentir que o flash back esta perdendo força ou se eu perceber que estamos voltando a fazer dance music de qualidade e voltada a agradar a maioria do publico e não somente meia duzia de iniciados/

23 - Algo interessante é visto em suas festas, a turma das "antigas", que na virada das décadas de 80 para 90 tinham 18 anos, hoje estão com mais de 40, e ainda os vimos curtindo suas festas, juntos com a garotada de hoje. O que vc acha disso?
R – Acho que esse é o grande barato das noites do flash back, reunir novamente antigas amizades que estavam afastadas pela distanciaque moram uma das outras e muitas vezes , filhos , sobrinhos e outros jovens, que não curtiram essas musicas na época e que se reaproximam pela musicalidade maravilhosa dos flash backs. Isso é extremamente gratificante!!

24 - Além das suas festas, e das realizadas pelo Studio 5, aonde mais o DJ RAIDI REBELLO toca?
R – toco bastante nas cidades do interior, desde 2010 que tenho minha agenda cheia praticamente o ano inteiro. Chego a tocar 3 a 4 vezes por ano em algumas cidades, como Parintins, Tefé, Itacoatiara, juruti (PA) alenquer (Pa), em outros vou pelo menos 2 vezes por ano e por conta dessas viagens, já toquei em mais de 30 municipios do amazonas e em pelo menos 10 municipios do Para, alem de já ter tocado em todas as capitais da região norte do Brasil, sempre com sucesso absoluto!!

25 - Hoje, que equipamentos vc usa pra realizar suas festas?
R – Mixador de áudio e vídeo SVM 1000, Dvjs 1000 e diversos projetores de vídeo com mais de 3000 ansilumens e telas de 150 polegadas

26 - Em casa e no carro, oq vc ouve ???
R – Rick wakeman, kraftweerk, Vinicius de morais, João Gilberto, pink floyde, Emerson , lake and Palmer.

27 - Qual sua opinião sobre o funk ???
R – Acho que tem seu lado bom e seu lado ruim como tudo nessa vida. Como ritmo é sensacional, e musicalmente falando tem um lado muito bom, cpom belas letras, musicas bem dançantes etc.. e outro horrível, de letras simplesmente constrangedoras para as mulheres, erros de português deploráveis e cantores e cantoras extremamente desafinados, mas o ritmo acaba superando tudo isso.

28 - RAIDI, quantos anos de estrada? Quais suas perspectivas para os futuros anos? Alguma surpresa a vista ?
R – tenho 35 anos de carreira profissional como dj, poderia ter mais, se contasse desde que fazia festinhas nas casas dos amigos, mas prefiro contar a partir de 1978, quando comecei profissionalmente com 18 anos na boite mid som.
Minha ideia é continuar com meus eventos de flash Back, afinal, com essa baixa qualidade da musica eletrônica atual e o mau gosto de alguns DJs locais, meu publico so tende a aumentar. Tenho uma surpresa sendo desenvolvida para o publico que gosta de flash back, mas ainda não posso adiantar nada.

29 - Quais são as vantagens e desvantagens de ser um dj?
R – acho que a principal vantagem é vc trabalhar com musica e com pessoas que estão se divertindo,a principal desvantagem é que vc dificilmente tem um final de semana somente seu ou de sua família, alem de algumas pessoas acharem que vc é um bom vivant que so ouve e grava musica o dia inteiro, rsrsrs/

30 - Qual seus são DJS preferidos?
R – Vou falar somente dos vivos, minhas duas referencias não estão mais entre nos, gregao e ricardo Guedes. Os principais para mim sao Irai campos, pelo conhecimento musical, visão comercial e empreendedorismo, dj Alex Hunt, pelas enormes qualidades reunidas em um so dj, conhecimento musical, técnica apurada, excelente produtor e ainda por cima um locutor maravilhoso capaz de nuances incriveis com sua voz, o Meme pela sua técnica e extremo bom gosto musical, alem de Rodrigo Vieira, pela percepção de tendencias.

31 - Se RAIDI REBELLO não fosse DJ, ele seria o que?
R - Com certeza não seria nada, Ser dj é mais que um meio de vida pra mim, é minha própria vida!!

32 - Uma Mensagem para fãs e seguidores !!!
R – Para meus fans, muito obrigado por tudo o que vcs me proporcionaram e que procuro devolver, em técnica, em repertorio, em emoções e lembranças quando realizo ou toco nos eventos..
Aos meus seguidores como dj, lembrem sempre que o conhecimento esta acima de tudo, não somente o conhecimento musical, mas o conhecimento de um modo geral, em todas as áreas, estudem, aprofundem-se nas diversas áreas da profissao que escolheram, procurem ser diferentes, não sejam mais um, sejam unicos!!

3 comentários:

  1. Grande Raidi Rebello, tive a honra de conhecer através do meu tio esse mestre, e agradeço também ao meu tio e meu pai por me apresentar o flashback (que são as musicas que eu mais curto) e me contarem como era no tempo em que eles iam para o cheik club.

    ResponderExcluir
  2. Raidi, o Dj que ajuda a ilustrar um pouco da historia de Manaus. 👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  3. Esse e dos melhores do mundo... parabéns Raidi...brother

    ResponderExcluir