RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL | Para isso, informe seu e-mail digitando-o no campo abaixo e em seguida clique em SUBMIT.
PARA VISUALIZAR AS FOTOS EM TAMANHO ORIGINAL,
CLIQUE SOBRE NELAS !!!

quarta-feira, 23 de abril de 2014

CATEDRAL METROPOLITANA DE MANAUS


A história da Igreja Católica no município de Manaus, remonta à viagem do capitão de Infantaria Pedro da Costa Favela, em 1668.  Nesta oportunidade foi estabelecido o primeiro núcleo urbano na foz do rio Tarumã,  em cujo local foi eregido uma cruz. Era o início de um entreposto para a escravização de nossos índios. Fazia parte da comitiva, o padre Theodosio da Veiga, da Ordem dos Mercês, pelo meio do qual foi eregida a primeira capela em solo manauara. Já em 1695, no entorno da Fortaleza de São José da Barra do Rio Negro, era a vez dos padres carmelitas construírem a Matriz de Manaus, naturalmente dedicada ao louvor a Nossa Senhora da Conceição.

A obra foi Construída no Largo da Trincheira, hoje Praça 15 de Novembro e demolida em 1781 e reerguida outra no mesmo local, embora não tenha sido concluída.  Novamente foi demolida por ordem do governador Manuel da Gama Lobo de Almada, que reedificou outra maior no mesmo lugar.

A Tragédia do Incêndio

Um incêndio corrido no dia 2 de junho, reduziu a  igreja a cinzas. Devido a isso  foi nomeada uma comissão central, com agentes nas vilas e freguesias do interior para levantarem recursos para a nova construção.

A nova igreja

O surgimento da nova Igreja, foi iniciado em 10 de julho de 1858, tendo sua pedra fundamental lançada às sete horas da manhã do dia 23 de julho de 1858. Nesta época, era Presidente da Província, Francisco José Furtado.

A atual edificação é em estilo grego, com grande parte do material importado da Europa, principalmente de Portugal; é o caso dos seis sinos de fundição portuguesa da capela-mor do batistério e dos três altares, tudo em pedra de lioz vinda de Lisboa. As telhas vieram de Nova Rainha (hoje Parintins).

A benção oficial da nova Igreja, ocorreu  na tarde do dia 14 de agosto de 1877, tendo como pároco José Manoel dos Santos Pereira, que em seu discurso dizia:

 " Comparando-se o que foi e o que é a pequenez de antigas capelas com a magnificência desta nova Matriz, não podemos como os velhos de Israel, recordando a beleza do antigo templo, de volta do cativeiro da Babilônia para sua pátria, chorar a beleza da antiga queimada Matriz"...

Manaus, nesse período, tinha aproximadamente 30 mil  habitantes, com três bairros: São Vicente, Remédios e Espírito Santo, com uma atividade comercial pouco intensa. 

Em 27 de abril de 1892 ocorreu o desmembramento da Província Eclesiástica do Grão-Pará, da Diocese de Belém no que foi constituído a Diocese do Amazonas. Outro fato importante a ser lembrado foi a nomeação do primeiro Bispo do Amazonas, o Cônego Dom José Lourenço de Costa Aguiar, em 16 de janeiro de 1894. 

A sagração da  Igreja como catedral ocorre em 1946, tendo como bispo diocesano, Dom João da Matta Andrade e Amaral. 

Fontes: 

Catedral Metropolitana de Manaus, 1958, de Mário Ypiranga Monteiro.
Catedral Restaurada, 2003, de Robério Braga.
Restauro da Catedral Metropolitana de Manaus, 2002, de Elizabete Chaves e Ana Paula Rabelo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário