RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL | Para isso, informe seu e-mail digitando-o no campo abaixo e em seguida clique em SUBMIT.
PARA VISUALIZAR AS FOTOS EM TAMANHO ORIGINAL,
CLIQUE SOBRE NELAS !!!

quarta-feira, 23 de abril de 2014

São Lázaro

História do Bairro de São Lázaro - Manaus

Bairro,sem dúvida o mais amplo instrumento de aquisição de valores culturais,sociais e tecnológicos.É a partir do bairro que as pessoas se unem,é onde surge a cidadania em confluência com a história.

São Lázaro,antigo Morro de São Lázaro do Barro Vermelho,nome um tanto extenso,mas também um tanto interessante.O São Lázaro é um bairro de muitos contrastes.Por meio desta postagem,pretendo revelar aspectos do bairro já citado.O principal objetivo aqui é fazer com que a história deste bairro tão querido não caia no esquecimento total.Isso é só um pequeno recorte comparado a verdadeira história deste bairro.




(A Igreja "primitiva" de São Lázaro,anos 50)


O bairro de São Lázaro localiza-se na zona Sul de Manaus,zona essa que concentra os bairros mais antigos da cidade.O bairro limita-se com o Crespo,Betânia,Distrito Industrial e Morro da Liberdade.

Como a maioria dos bairros de Manaus,o bairro de São Lázaro nasceu em meio às ocupações improvisadas,geradas por demandas de habitações na cidade,resultado dos intensos fluxos de migrações internas e externas,ocorridas em certos momentos complicados da história da cidade.



(Igreja de São Lázaro em dias atuais)


A povoação do espaço onde hoje se encontra o bairro São Lázaro tem início por volta de 1950,quando um grande fluxo de famílias vindas do interior do Amazonas se instalam no local.Entre esses moradores,muitos eram nordestinos órfãos do Segundo Ciclo da Borracha (1939-1945).Os primeiros moradores construíram casas de madeira e taipa,e a principal atividade econômica da qual viviam era da venda de capim para as fábricas de colchões,da coleta de caju e da produção de farinha e beiju.

Nessa época,o único meio de transporte pelo bairro eram as carroças puxadas por burros.A partir de 1958,a comunidade começa a ser organizar,pelas mãos de um garoto de 14 anos,Carlos Viana,e de uma senhora conhecida como Dona Mariquinha.Ambos buscavam melhores condições de vida para os moradores do bairro,à época denominado de "Barro Vermelho",devido os terrenos estarem localizados em solo de coloração avermelhada.

No dia 3 de maio de 1958,a comunidade convida o padre Paulino Lammeier,da paróquia de Santa Luzia,para celebrar a primeira missa no local,num altar improvisado,armado sob um tronco de marizeiro,onde mais tarde foi construído o Seminário Cristo Sacerdote.



(Padre Paulino e Paroquianos.Fonte: Blog do Coronel Roberto)


Após a primeira missa ter sido rezada,com a imagem de São Lázaro cedida pelo pai de Carlos Viana,o lugar passou a se chamar Morro de São Lázaro do Barro Vermelho.Em 9 de maio de 1958,são fundadas as associações religiosas Apostolado de Oração,Congregação Mariana e Filhas de Maria,marcando o caráter religioso predominante no bairro.

Em 31 de janeiro de 1959,iniciou-se a construção da primeira capela do bairro e,em 11 de fevereiro,dia de São Lázaro,é realizada a primeira procissão em homenagem ao Santo,percorrendo as poucas ruas que formavam a comunidade.



(Santo São Lázaro de Betânia)


Na década de 60,o bairro ainda era formado,em sua maioria,por casas de palha e o abastecimento de água era feito pelas cacimbas.No dia 5 de setembro de 1963 foi inaugurado o primeiro estabelecimento de ensino do bairro: o Grupo Escolar Antóvila Mourão Vieira,inaugurado pessoalmente pelo governador da época,Plínio Ramos Coelho.



(Grupo Escolar Senador Antóvilla Mourão Vieira,2006)


Em 1964,atendendo ao pedido do então arcebispo de Manaus,Dom João de Souza Lima,as irmãs doroteias iniciam um trabalho de evangelização e promoção social no bairro,utilizando como sede o grupo recém - inaugurado.

Durante a década de 70,o bairro sofreu uma expansão urbana,atraindo novos moradores,principalmente pessoas oriundas do interior do Estado em busca de empregos oferecidos pelo Distrito Industrial.Durante a década de 70 Manaus sofria,depois do ciclo da borracha,um segundo surto econômico: a Zona Franca.

É durante esse período de surto econômico que a comunidade passa a receber mais infraestrutura,como pavimentação de ruas,ampliação da rede de energia elétrica e a chegada da distribuição de água.Também vão ocorrer a ampliação e a construção de escolas para atender a necessidade sempre crescente de novos alunos,considerando-se o aumento da população do bairro nesse período.O bairro conta atualmente com quatro escolas,sendo duas estaduais: Mourão Vieira e a Brigadeiro Camarão (estudo nela,yeah!),e dua municipais: São Lázaro e Graziela Ribeiro.

8 comentários:

  1. Moro no bairro São Lázaro desde 1986, tenho um grande afeto por ele pois minha infância toda foi nesse bairro, 30 anos fiz em 2016 morando nele. Um bairro que em 1986 era bem tranquilo e ainda repleto de casas de madeiras e famílias lutando pela vida numa época que a economia brasileira era instável, hoje em dia repleto de casarões e famílias abastadas, pessoas que prosperaram ao longo desses anos, bom transporte, perto do Centro. E tranquilo, seguro (comparado a outros bairros de Manaus onde a insegurança reina). Gosto muito de morar no São Lázaro , tenho orgulho de dizer por aí que moro nele, e se um dia sair dele nunca vou esquecê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai esquecer mesmo, pode ter certeza. Eu morei em Manaus de '91 a '96, sempre no São Lázaro, mais especificamente na vila militar Ajuricaba, e mesmo que na época eu fosse pequeno (fui para Manaus com 1 ano) de vez em quando ainda lembro de como era o bairro.

      Excluir
    2. E eu moro des 02 de novenbro de 1958. Chegueu aqui ais 8 anos de idade.meu paiera mitorista da fabrica de guarana Andrade. Moranis até hoje neste lindo lugar.

      Excluir
  2. Legal conhecer a história do Bairro e poder observar que contribui de algum forma, já que a foto da EE. Antóvila Mourão Viera foi tirada por mim na época em que trabalhei lá.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela compilação dos das informações!

    ResponderExcluir
  4. acho que meu pai foi um dos primeiros moradores pois ele nasceu no bairro em 1952 Quando o bairro tinha 2 anos e até hoje mora lá o avô dele venho do Nordeste trabalhar na época da Borracha.

    ResponderExcluir
  5. Alguém sabe que fim levou a tecelagem Brasil Juta S.A. que ficava próxima à vila militar Ajuricaba?

    ResponderExcluir