RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL | Para isso, informe seu e-mail digitando-o no campo abaixo e em seguida clique em SUBMIT.
PARA VISUALIZAR AS FOTOS EM TAMANHO ORIGINAL,
CLIQUE SOBRE NELAS !!!

quarta-feira, 9 de abril de 2014

ENCHENTE DE 1953


CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS

"Atingida a rua Marquês de Santa Cruz pelas águas do Rio Negro"

Eram as manchetes dos jornais em maio de 1953, quando a cota d’agua sobre o nível do rio encontrava-se em 29 metros e 69 centímetros e começavam a invadir Manaus. Naquela ocasião o centro da cidade foi duramente atingido, com as águas invadindo o prédio da Alfândega, a Usina Estrela, o prédio dos Correios e telégrafos e o extinto Bar Mimosa, na antiga estação de bondes. A velha Alfândega ficou com sua calçada dentro d’agua, chegando inclusive a penetrar na parte térrea do edifício o que provocou a paralização de seus serviços por alguns dias.


A Companhia de Eletricidade de Manaus (CEM), depois Eletronorte e Manaus Energia, foi atingida pelas águas, ficando com os seus porões totalmente inundados. Nos bairros, a situação foi de calamidade. Em Educandos, como no Igarapé de Manaus, o quadro era desolador. Muitas casas, situadas às margens, ficaram submersas, obrigando seus moradores a procurar novas moradias. As águas chegaram até ao Relógio Municipal e por ali também foram armadas rústica passarelas pela Prefeitura.


No bairro de São Raimundo, o antigo abrigo dos passageiros das catraias, ficou submerso. As águas foram até à Rua Beira-Mar e a mercearia que ficava próximo ao porto, ao lado do abrigo, Casa Moinho de Vento, ficou com água pela metade das suas portas. A ponte do Sul América que liga São Raimundo ao bairro da Glória ficou submersa.



  






Em maio de 1953, a enchente prosseguia avassaladora, destruindo safra de juta e aumentando no interior o número de flagelados. Diversos municípios já estavam parcialmente inundados, como Itacoatiara e Urucurituba, mas em toda a hinterlândia, o panorama era o mesmo: várzeas devastadas e sacrificadas pela agressividade das águas. Esta era a situação de sessenta anos atrás.








Hoje, o nível do rio Negro, no Amazonas, está a 20 centímetros de alcançar a enchente de 1953 e 28 centímetros da cheia histórica de 2009, quando a marca foi de 29,77 metros. Nesta segunda-feira, 7 de maio de 2012, a cota chegou a 29,49 metros. A previsão da cota máxima é de 30,13 metros. Em todo o Amazonas, mais de 30 municípios estão em emergência.



Fonte: Baú Velho











Nenhum comentário:

Postar um comentário