RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL | Para isso, informe seu e-mail digitando-o no campo abaixo e em seguida clique em SUBMIT.
PARA VISUALIZAR AS FOTOS EM TAMANHO ORIGINAL,
CLIQUE SOBRE NELAS !!!

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

RÁDIO CIDADE

RÁDIO CIDADE


Em março de 1969 entrava no ar a 1a rádio FM estéreo do Brasil, a Tropical FM 99,3 emissora voltada ao público jovem. 

Naquele tempo Manaus era uma cidade pacata e vivia o nascimento da ZFM, o som dos rádios de frequencia AM imperavam, coube então ao sr. Antonio Malheiros comprar o desafio e importar centenas de unidades de rádios FM dos Estados Unidos da fábrica Zenith, para então distribuir a população interessada. 

Em meados da década de 80 encarou um novo desafio ao firmar parceria com a Rede Cidade. A Rede Cidade era um conjunto de emissoras espalhadas por todo Brasil que retransmitia uma programação diária diretamente do Rio de Janeiro. 

Com o fim da Rede Cidade em 1992, a rádio adotou de vez o nome CIDADE! e passou a desenvolver uma programação regional conquistando assim a liderança da audiência na cidade. 

Rádio Cidade, sucesso em 1o lugar.

Fonte: skyscrapercity.com

25 comentários:

  1. eu trabalhei apenas na Mundial Importadora mais a Radio Tropical foi uma das melhores radios de Manaus e do Brasil .. e uma pena que acabaram com o sonho de todos os Manauaras mudando para Radio Cidade e tentar inovar e não dar certo.. queria que voltasse o que era antes ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu trabalhei na Radio Tropical junto com Paulo Feitosa e Jefferson Coronel de 1980 até 1983, fui Operador de Áudio.

      Excluir
    2. Poxa, Serginho, não tive essa honra de trabalhar com você. Mas, em 1971, deixei os microfones da Rádio Baré AM, para trabalhar na Rádio Tropical FM.

      Excluir
  2. Paulo Feitosa era o meu locutor predileto! porem discordo do ano da inauguração.

    ResponderExcluir
  3. Realmente a Tropical FM, na voz de Paulo Feitosa e Eduardo Mendes era um fenômeno de audiência. O segundo foi meu professor de Português, era dono de uma dicção maravilhosa.Bons Tempos!

    ResponderExcluir
  4. Acho que não teve locutor melhor que ele Paulo Feitosa não esqueço as tardes de domingo saudades

    ResponderExcluir
  5. Sinto saudades da equipe de locutores dos anos 90 da rádio cidade de manaus pq esses atuais parecem ter saído da faculdade recentemente parecem de voz comunitária. Infelizmente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RadioSONO.com tem a voz do primeiro Locutor da Difusora FM. Depois de trabalhar como Dublador na Herbert Richers, nos anos finais da década de 70, voltei para Manaus e a Fesinha, junto com o Elias Brasil, me convenceram a ser a primeira voz da Difusora FM, naquela época tudo era Ao Vivo e eu tenho um recorde de Locução Ao Vivo, eu era a única voz da emissora. A primeira semana entramos no Ar às 10h de uma quinta-feira, "eu dormia na emissora na Cabine", ininterruptamente trabalhei 240 horas (10dd), quando chegaram as "4 Cartucheiras" (tem profissional hoje que nem sabe do que se trata) e os dois Gravadores AMPEX que foram a base da Produtora da emissora. Crisanto Jobim, saudoso amigo, junto com o Feitosa (outro querido amigo) montaram tudo o mais rápido que puderam. Na tarde do 10º dia, Elias Brasil e eu ficamos duas horas naquele calor infernal do estúdio da gravadora (ainda sem ar-condicionado) gravando as Vinhetas de Passagem, Prefixo, Aberturas e Encerramentos de Programas e Comerciais (os quais eu havia feito Ao Vivo nos dias anteriores). Nossa quantas histórias tenho pra contar (e vou contar Ao Vivo, brevemente na RadioSONO.com - lógico que vou preservar nomes quando as histórias comprometerem ou usarei nomes fictícios para não expor ninguém vivo ou morto). Uma delas é sobre um mito: Eu criei e gravei uma vinheta com o Crisanto Jobim numa manhã. Fezinha exigia ouvir tudo antes de ir ao ar e ao ouvir falou para o Crisanto que aquela vinheta era boa demais para ficar na minha voz e que ela iria regravar. Assim ela fez, era a dona da Rádio! Fesinha era incontestável - rss. Eu criei a frase inspirado na fala de um amigo ao sairmos de um consultório no dia anterior. Estávamos conversando, eu, Álvaro Pontes e ela (uma linda mulher). Daí comentei que ela podia escolher o homem que ela quisesse do mundo para ser feliz. O meu amigo Álvaro, fazendo uma gozação com o meu comentário disse: "Que nada, Adonai, ela só dá bola pra você". Na noite anterior, fiquei pensando naquela conversa e decidi tornar aquele momento inesquecível, criaria uma vinheta que mesmo que um dia eu não pudesse mais estar perto daquela mulher e/ou em outra emissora de rádio, aquela frase ficaria para sempre no Ar. Pela manhã chamei o Crisanto e gravamos a vinheta: A DIFUSORA SÓ DÁ BOLA PRA VOCÊ. Semana passada ouvi essa Vinheta no Ar na voz da Fesinha (senti tanta saudade daqueles bons tempos). Crisanto não apagou a minha Vinheta original, ele deixou num "Cartucho" de 1/4 de polegada. Quem sabe se ainda não existe nos arquivos da emissora?

      Excluir
  6. Edmar Costa passou por lá também.

    ResponderExcluir
  7. Lembro do Elidjar Mendonça. Era operador de som.

    ResponderExcluir
  8. ate agora ninguem informou se tem arquivo gravado em audio em fita cassete ou algo parecido para se ouvir .. a propria Radio tropical nao abre mao de xpor seu material antigo em site como faz as melhores emissoras como Antena 1 - Jornal do brail, manchete fm .. parece que e tao confidencial que nem respondem a e-mail enviado para a atual radio cidade. que falta de respeito com os antigos ouvintes..

    ResponderExcluir
  9. Estou escrevendo um artigo acadêmico sobre o período de 1970 até 1975, referente a produção sonora no Amazonas. Lendo outro artigo de 2016, percebi que o Sr Antonio Malheiros foi o precursor de gravações na cidade, algém gostaria de colaborar com o meu trabalho? renatobrandao@ufam.edu.br ficaria muito agradecido por qualquer informação e tudo será devidamente referenciado. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo eu posso lhe ajudar no que eu puder ser util com as informacoes que tenho para lhe ajudar.
      pode entrar em contato comigo pelo seguinte e-mail :
      eudsonm@gmail.com
      obrigado.

      Excluir
    2. Conte comigo, amigo. Trabalhei na Tropical FM ao lado de um Mestre do Rádio, Paulo Guerra, o criador do slogan: SE A TROPICAL NÃO DEU, NADA ACONTECEU. Fui Locutor Noticiarista naquela maravilhosa emissora, ao lado de Isaias Maia, Rosivaldo Ferreira, Paulo Guerra, Paulo Feitosa, Álvaro Pontes, Luis Almeida (Marrom). Em março de 1976, fui eu quem entrevistou o Presidente Geisel com exclusividade para a emissora (Ao Vivo) na inauguração do Aeroporto Eduardo Gomes. Você vai dar risadas quando eu te contar que consegui fazer o Malheiros (mão de vaca no balde - rss) comprar um terno cinza lindão para que eu pudesse estar com o Presidente. No final de 1977, quando fui trabalhar na TV Globo de Brasília, adivinha o que o Malheiros exigiu que eu devolvesse? Bingo! Aquele terno cinza. kkkkkkk

      Excluir
  10. Gostaria de saber que fim levou o radialista Paulo Feitosa ?
    Ainda mora em Manaus ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo o paulo feitosa esta aposentado e hoje nao faz mais locucao devido ao cancer de laringe que o acometeu mais ele esta bem e com saude .. mora atualmente no parque 10 segundo informacoes atuais.

      Excluir
    2. Era o que se apresentava como Paulinho Pop?

      Excluir
  11. Pessoal eu também sou dessa época, me mudei recentemente para Santa Catarina mais sinto muita saudade das tardes com Paulo Feitosa.
    Se alguém souber alguma rede social dele por favor me avisa pelo e-mail
    magno.binda@outlook.com

    Obrigado

    ResponderExcluir
  12. ate hoje nao intendo porque o dono da antiga radio tropical nao mudou o nome de Radio cidade para Radio tropical e nao trocou a aprogramaçao que tem um estilo fora do comum em rodar sertanejo e pagode e outros estilos deixando a radio uma misturada doida .. antes ela tinha um conceito e padraopois era uma rado jovem dedicado a um certo publico hoje nao se sabe qual e a direcao de ouvinte .. eu nao ouço mais a emissora pois nao tem mais gosto ... ouço uma outra emissora militar que realmente tem estilo e conceito e nao e radio publica e sim militar ..

    ResponderExcluir
  13. Lembro bem a programação da Rádio Tropical FM e as locuções de Paulo Feitosa quando anunciava o Programa "Piano ao Cair da Tarde" com músicas instrumentais. Ficava esperando tocar a musica preferida pra gravar na fita K7. Bons tempos.

    ResponderExcluir
  14. amigo corrigindo nao era o Paulo Feitosa quem anunciava o programa um piano ao cair da tarde .. era uma vinheta que era colocada antes de iniciar o progrmas as 17:30 uma locuçao que era automatica ... espero ter ajudado aos demais colegas que lembram da epoca da radio tropical ...

    ResponderExcluir