UTILIDADE PÚBLICA

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Rua da Instalação


A Rua da Instalação, localizada no centro com apenas duas quadras, que se inicia na Avenida Sete de Setembro e termina na Praça Dom Bosco, também já sofreu várias alterações.

Nessa Rua, entre a Henrique Antony e a Frei José dos Inocentes, existia um prédio assobradado onde foi instalada a Província no dia primeiro de janeiro de 1852.

Depois de muitos anos, nesse prédio funcionou um bar muito conhecido com o nome de Suíço, pelo lado da própria Rua da Instalação e da Rua Frei José dos Inocentes. Pelo outro lado, funcionou uma tabacaria, com acesso também pela Rua Henrique Antony. Mais tarde, apesar dos protestos da imprensa, o velho prédio virou ruínas e no local apareceu uma feira de frutas.

Algum tempo depois, a feira saiu e a área foi doada ao Instituto Municipal de Previdência e Assistência Social (IMPAS). Depois existiu um pequeno estacionamento, mas na parte do fundo do terreno dá uma vaga lembrança do antigo prédio da instalação da Província, trabalho que foi feito na administração do Prefeito João de Mendonça Furtado, em 1982 e recebendo, em 2001, nova pintura na administração do governo Amazonino Mendes.

MUDANÇA

Em 1919 o Intendente José Maria Filho tentou mudar o nome da Rua da Instalação para Rua Dr. Joaquim Nabuco, mas encontrou forte oposição de seu colega Alberto Coelho que, ao discutir o projeto, assim se manifestou:

“É uma injustiça alterar o nome da Rua da Instalação que representa um fato histórico, como o da instalação da Província do Amazonas que se realizou naquele local”.

Considero, no entanto, um outro lado de inteira justiça prestar a municipalidade uma homenagem à digna memória do grande patriota Dr. Joaquim Nabuco, que foi o defensor dos direitos territoriais do nosso Estado, no litígio das fronteiras do Rio Branco com a Guiana Inglesa e, por isso, sugiro ao autor do projeto que o nome da atual Rua Silvério Nery passe a chamar-se “Dr. Joaquim Nabuco”.

A proposição foi assinada pela maioria dos Intendentes e aprovada.

E foi assim que pela primeira vez foi evitada a mudança do nome da Rua da Instalação, que antes era conhecida como Travessa da Imperatriz.

Mas, em abril de 1928, o Intendente João Severiano de Souza voltou mexer com o nome da Rua da Instalação, apresentando um projeto, que foi aprovado, mudando a sua denominação para Rua Dorval Porto, em homenagem ao Dr. Dorval Pires Porto, gaúcho, engenheiro, deputado, governador e prefeito municipal, eleito para substituir a Ferreira Pena, que falecera 19 dias após sua posse.

A lei foi publicada com o número 1.477, de 26 de abril de 1928.

Não durou muito a denominação de Rua Dorval Porto, porque no primeiro dia do mês de novembro de 1930, o prefeito Marciano Armond baixou Decreto fazendo voltar às antigas nomenclaturas, todas as ruas e avenidas que haviam sido alteradas nos últimos anos.

E foi assim que da Rua da Instalação voltou ao a ter o seu nome tradicional até hoje.

Fonte: Baú Velho

Nenhum comentário:

Postar um comentário