UTILIDADE PÚBLICA

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Ideal Clube: Um marco na sociedade de Manaus





Foi na rua Dr. Moreira, em um período importante da nossa história econômica que nasceu um dos clubes mais importantes da vida social manauara, o Ideal Clube.

Genesino Braga na sua obra “Assim nasceu o Ideal Clube” destacou:

“Soirée ou sarou, resultara num acontecimento social extraordinário esse primeiro vagido do grêmio a nascer logo dizendo a que vinha, pois baile assim de tanto esplendor, fidalguia e elegância, só o promovia, habitualmente, na requintada Manaus daqueles idos, o muito aristocrático e soberbo Clube Internacional, em cujos salão rebrilhavam, – à luz das primeiras lâmpadas elétricos que aqui, entre nós, começaram a iluminar as noites do Brasil, – as jóias e pedrarias faiscantes nos colos das nossas grandes damas e nos punhos e peitos engomados dos cerimoniosos cavalheiros encasacados, que formavam o escol social da delirosa e endinheirada capital da borracha”.

Tudo ocorre numa das casas, as reuniões preparatórias e noutra logo em frente acontece o ato oficial de fundação, com o grande baile de gala inaugural das atividades sociais do Ideal Clube.

O baile de fundação

Foi assim, nessa atmosfera de glamour que nasce o Ideal Clube na noite de seis de Junho de 1903. O que fora muito noticiado nos três principais jornais da época – “O Amazonas, Comércio do Amazonas e Quo Vadis”. Nessa época já havia vários clubes sociais, tais como: Club Internacional, o club do Cacau que dava seus saraus na residência do coronel Domingos de Andrade, na Rua Quintino Bocaiúva, nº 59, como também Assembléia Comercial que unia os trabalhadores do comércio chamados na época de “classe caixeiral”.

Nessa noite era aniversário de casamento do coronel Francisco Públio Ribeiro Bittencourt, em cuja residência a Rua Dr. Moreira, nº 10, foi realizado o Baile de inauguração do Ideal Clube.

Desta forma o Ideal Clube passou por vários prédios que receberam a sua sede social e de lá para cá até chegar na sede definitiva o Ideal Clube escreveu e continua escrevendo com romantismo e lembranças felizes de grandes carnavais. Nesse espírito de danças e contradanças ele escreveu uma das mais belas histórias da sociedade amazonense.

Fonte: Braga, Genesino. Assim nasceu o Ideal. Manaus, Imprensa Oficial, 1979.


2 comentários: